Campanha de Vacinação contra Raiva para cães e gatos terá três etapas

Em coletiva de imprensa realizada com a chefe da Vigilância Epidemiológica de Itapira, Josemary Apolinário Cipola, e o veterinário Rodrigo Bertini, da Zoonoses, explicaram como será feita a campanha de vacinação de cães e gatos deste ano. “Faremos diferente das edições passadas, que fizemos tudo em um dia só. No dia 6 de agosto será a vacinação nos Postos de Saúde dos bairros Barão Ataliba Nogueira, Eleutério e Ponte Nova. Já nos dias 13 e 20 de agosto o trabalho será nas nove Unidades Básicas de Saúde urbanas: Vila Ilze, Cubatão, Prados, Istor Luppi, Braz Cavenaghi, Figueiredo, Flávio Zacchi, Pé no Chão e Central”, informou Josemary.

Nestes dias, os postos permanecerão abertos das 8h00 às 16h00. Não haverá vacinação em escolas. Para atender os bairros de Barão, Eleutério e Ponte Nova, 30 agentes serão mobilizados. Já para os nove Postos de Saúde que funcionarão nos dias 13 e 20 serão, ao todo, 60 pessoas envolvidas, com duas equipes por posto.

Os tutores, preferencialmente adultos, deverão levar os animais à Unidade Básica de Saúde mais próxima junto com a carteira de vacinação dos mesmos. Caso o documento não exista, será elaborado um na hora. É aconselhável que os cachorros usem focinheira. “É uma questão de consciência do tutor de levar o animal para tomar o medicamento. Trata-se de uma vacina de boa qualidade e mesmo aqueles que já tomaram a vacina há mais de 30 dias podem tomar outra como reforço”, afirmou Bertini.

Nos bairros rurais e condomínios da cidade a Campanha de Vacinação Anti-Rábica já foi iniciada. Desde o dia 13 de julho equipes da Vigilância Epidemiológica e Zoonoses estão percorrendo as propriedades e aplicando a dose da vacina em cães e gatos. Em seis dias foram imunizados 934 cachorros e 179 gatos.

As mudanças têm como principal objetivo aumentar o índice de cobertura da imunização dos animais, cujo preconizado é de 80%. A estimativa é que a população na cidade seja de 9.938 cães e 1.653 gatos. “Na Zona Rural o trabalho que estamos fazendo esse ano também é diferente, quase como um ‘pente fino’ da dengue. Os agentes vão de porteira a porteira e fazem a imunização dos animais. Se não encontram o proprietário, retornam em horário diferente”, detalhou Rodrigo Bertini. Ao todo, são cinco equipes com vacinadores, seguradores e anotadores que atuam nessa ação.

A vacina utilizada é a Bioraiva Pet, do Laboratório Biogénesis. As 10.500 doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde chegaram no último dia 8 e, desde então, estão devidamente armazenadas em geladeiras específicas.

Depois dos três dias principais de vacinação, o medicamento continuará sendo aplicado até o dia 30 de setembro no setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. Para ONGs que cuidam de animais ou mesmo tratadores que possuem um número alto de cães e gatos, poderá ser feito um agendamento para que o agente vá até o local.

Matéria: Prefeitura de Itapira

Vacinação-de-cães-02

 

Comentários