Defesa Civil de Itapira recebe certificado de resiliência da ONU

A Defesa Civil, vinculada a Secretaria de Defesa Social, recebeu esta semana o certificado do Escritório das Nações Unidas Para a Redução dos Riscos de Desastres, pela participação na Campanha Mundial de Redução de Desastres 2010-2015.

De acordo com o chefe da Defesa Civil de Itapira, Romeu Job Souza, a adesão de Itapira à campanha ocorreu em novembro de 2013. Um ano depois, o município recebeu um ofício do Governo do Estado de São Paulo parabenizando pela conclusão do 1º ciclo da campanha “Construindo Cidades Resilientes”. E finalmente na terça, dia 21 de junho, foi entregue o certificado assinado por Margareta Wahiström, representante especial do Secretário-Geral da ONU para Redução do Risco de Desastres.

“Para nós essa é uma conquista muito importante. Neste primeiro ciclo tivemos que preencher alguns requisitos e fomos aprovados. É um reconhecimento internacional de que Itapira é uma cidade resiliente”, exaltou Job.

No entendimento da campanha, uma cidade resiliente é aquela em que a população participa, decide e planeja sua cidade junto com as autoridades locais visando a urbanização sustentável, a prevenção de desastres em função da infraestrutura adequada oferecida a toda população, a atenção às ameaças e vulnerabilidades dos cidadãos, proteção de bens pessoais e públicos contra possíveis eventos climáticos extremos, planejamento urbano, dentre outros.

“Além do reconhecimento, esse certificado permite ainda que o município receba mais uma pontuação do Município Verde Azul. Estamos aguardando agora a disponibilização de um questionário de 41 questões para a conclusão do 2º ciclo”, finalizou Job Souza.

Matéria: Prefeitura de Itapira

defesacivil

 

Comentários