Estratégias contra dengue é pauta de reunião

Uma ampla reunião está sendo programada pela Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Guaçu para tratar de mobilizações para ataque ao mosquito Aedes aegypti.

Definição de estratégias contra dengue é pauta de reunião

Definição de estratégias contra dengue é pauta de reunião

O encontro será nesta quinta-feira, dia 21, às 9h00, no Teatro Tupec do Centro Cultural. Autoridades, representantes de instituições e lideranças de vários seguimentos sociais estão sendo convidados.

Num primeiro momento, a reunião vai reserva tempo para a formulação de estratégias a serem observadas durante o Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti, previsto para dia 30 deste mês. O mutirão é incentivado pela EPTV Campinas e deverá ser realizado em todas as cidades da área de abrangência da emissora.

O objetivo do mutirão é conseguir a adesão da população no sentido de por para fora de suas casas todo tipo de objeto que possas acumular água. Como é sabido, é na água que a fêmea do Aedes deposita seus ovos, que se transformam em larvas e, por fim, em alados.

Pela picada, eles transmitem a dengue e, agora se sabe, também zika vírus e a febre chikungunya.

Os objetos que forem depositados pelos moradores a partir das 8h00 do dia 30, sábado, serão recolhidos por caminhões da Prefeitura. Um apelo está sendo dirigido a empresas locais, especialmente transportadoras, no sentido de que possam ceder caminhões de sua frota para ajudar no recolhimento dos objetos.

PERMANENTE
É pauta também da reunião da próxima quinta-feira a captação de sugestões e ideias para as operações permanentes de combate à dengue. “Claro que a Prefeitura tem noção de sua responsabilidade, mas o combate ao mosquito exige uma interação de parte da população”, salienta a secretária de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho.

Assim, a meta do encontro é definir condutas e medidas em cuja execução se engajem órgãos, entidades e a população de maneira geral. “Precisamos criar um ambiente de defesa da comunidade contra o ataque do transmissor das doenças”, sugere Clara Carvalho. “É preciso que a comunidade se fortaleça, se una em torno de uma causa que é de interesse de cada cidadão”, conclui a secretária.

 

Comentários