Entregue relatório de reformulação das políticas públicas de Conchal

Na quarta-feira, dia 27 de abril, foi entregue o Relatório de Avaliação de Pós Ocupação em Área Envoltória a Horta Comunitária de Conchal, pela UNICAMP, representada pela professora Ana Maria Girotti Sperandio. O objetivo dessa avaliação é subsidiar a reformulação das políticas públicas locais com o enfoque no planejamento urbano para a construção de uma cidade saudável.

Em outubro de 2011, foi realizada uma visita a campo na cidade de Conchal, com o apoio da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo (FEC) e Laboratório de Investigações Urbanas (LABNUR). A visita foi realizada pelos alunos da Disciplina: AQ 100 – Planejamento Urbano como Promotor da Cidade Saudável, coordenada pela Professora Dra. Ana Maria Girotti Sperandio como parte do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa de título: “Ocupação de Vazios Urbanos: Estratégias para a Construção de Cidades Saudáveis.”

O objetivo central do projeto de pesquisa é a horta comunitária implantada no Bairro Planalto, iniciada em novembro de 2011, com o apoio da USF “Maria Silva Correa” – PSF Planalto. Esta USF abrange outros três bairros: Jardim Veneza, Jardim do Lago e Esperança I, num total aproximado de 1.499 famílias, constituindo a região focal do presente estudo.

A horta comunitária foi implantada por meio da articulação entre diferentes profissionais da prefeitura de Conchal, da UNICAMP, da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis (RMPS), e da comunidade local. O objetivo da implantação desse projeto é ocupar um vazio urbano degradado através de uma atividade que possa fazer parte do processo de requalificação urbana local, resgatando a função social dessa parcela do território.

conchal

 

Comentários