Livro e documentário eternizam a história de Dicá, o grande ídolo da Ponte Preta

divulgacao-mestre-dicaA história de Oscar Sales Bueno Filho, o Dicá, maior ídolo da Associação Atlética Ponte Preta, está eternizada com a biografia “Mestre Dicá”, de autoria dos jornalistas André Pécora e Stephan Campineiro. A obra foi apresentada à imprensa e patrocinadores durante pré-lançamento realizado no último dia 22 de novembro, na sala de cinema 5 do complexo Cineflix, no Galleria Shopping, em Campinas.

No próximo sábado, dia 26 de novembro, o lançamento oficial de “Mestre Dicá” será realizado no salão nobre do Estádio Moisés Lucarelli, das 9h às 16h. Outra ação de lançamento será realizada no dia 29, à partir das 19 horas, no Giovannetti Cambuí. As duas ações contarão com a presença do craque.

“Mestre Dicá” é um produto inédito no mercado editorial brasileiro. Reúne livro com 400 páginas e documentário com pouco mais de uma hora de duração para contar a história de Dicá, desde a infância no bairro operário do Santa Odila, em Campinas, o início na Ponte Preta, as passagens pelo Santos, de Pelé, e pela Portuguesa, até o retorno para a consagração no time do coração.

A obra começou a ser produzida em outubro de 2010, inicialmente com a proposta exclusiva de um livro. Com o passar do tempo e a riqueza do material construído, os autores decidiram pela produção conjunta do documentário, que reúne imagens históricas do acervo da EPTV Campinas, desde a fundação da emissora, no final da década de 70.

“Com o documentário, os torcedores mais velhos vão poder relembrar muito do que viram de Dicá em campo, enquanto os mais novos vão conhecer a história de Dicá no livro e poder comprovar todo seu talento a partir das imagens do filme”, diz André Pécora.

O projeto foi concebido a partir de uma minuciosa pesquisa de toda a vida e carreira de Dicá. Para isso, os autores entrevistaram 76 personagens diferentes, de amigos de infância a grandes ídolos do futebol brasileiro, como Pelé, Rivellino, Zico e o capita Carlos Alberto Torres, morto no final de outubro.

“A partir de Dicá e da grande geração que jogou ao seu lado, a Ponte Preta atingiu um novo patamar no futebol brasileiro. Por isso, além de ouvir seus companheiros, também fomos atrás de alguns dos principais personagens da história do nosso futebol. Também resgatamos todos os jogos e gols da carreira de Dicá entre 1966 e 1986, incluindo sua quase desconhecida experiência como treinador do Araçatuba, em 1985”, conta Stephan Campineiro.

“Pra mim, é uma honra ter minha história registrada com o livro e o documentário. É um trabalho de muita qualidade, que vai atrair a todos que gostam de futebol e acompanharam minha carreira, especialmente a torcida da Ponte Preta”, diz o Mestre Dicá.

Além da venda nas ações de lançamento, “Mestre Dicá” também poderá ser adquirido por meio do site www.mestredica.com.br, a partir do dia 26. Para viabilização da biografia e documentário “Mestre Dicá”, os autores contaram com o patrocínio de Viva Schin, Pilot Pen e Higa Atacado.

A linha de refrigerantes Viva Schin também patrocina a Ponte Preta desde o segundo semestre de 2015. Produzida pela Brasil Kirin, uma das maiores empresas de bebida do país, Viva Schin é regida pelo conceito “Viva Junto, Viva Schin” e tem como principal característica o consumo compartilhado, oferecendo opções ideais para todas as ocasiões da família brasileira. O portfólio da marca tem um mix completo de sabores: cola, uva, laranja, citrus, limão, guaraná, uva.

A Pilot Pen está há 60 anos no mercado brasileiro com produtos de características inovadoras e grande qualidade. Também patrocina a Ponte Preta desde 2016. Já o Higa Atacado iniciou suas atividades na década de 60 como fábrica de doces para, em seguida, ingressar no mercado atacadista de produtos alimentícios. Conta com unidades em Campinas e Santa Bárbara D’Oeste.

Sobre os autores

André Pécora e Stephan Campineiro são jornalistas formados pela PUC-Campinas e autores do livro “Ponte Preta: a torcida que tem um time” (2010). Pécora é editor de texto da TV Globo São Paulo e atua no programa Esporte Espetacular, enquanto Campineiro iniciou a carreira no Diário LANCE!, mas logo rumou para a comunicação corporativa. É gerente de Comunicação da Rota das Bandeiras, empresa que atua no setor de concessões rodoviárias.
Mais informações
Stephan Campineiro – (11) 99629-5113/ biografiamestredica@gmail.com

 

Comentários