“Memórias da Segunda Guerra Mundial” pode ser visitada até o dia 10 de maio

EXPOSICAO 2 GUERRAPara marcar os 71 anos do término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira realizam até o dia 10 de maio, a Exposição “Memórias da Segunda Guerra Mundial: 71 anos” visando lembrar o ‘Dia do Expedicionário’,  que é comemorado no dia 5 de maio.

A Mostra é gratuita e pode ser visitada de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados e domingos, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os Museus, Histórico e da Porcelana de Pedreira estão localizados na Praça Cel. João Pedro, 102.

Nesta Exposição, diversas imagens do período de treinamento antes, durante e pós-guerra podem ser relembradas, através dos momentos vividos pelos Expedicionários de Pedreira.

O Município esteve representado nesse conflito, considerado o mais sangrento da história, por João Baccareli, Fernando Cassaro, José Maria Lopes, Caetano Vicentini e Casto Cau, que atuaram pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), juntamente com milhares de outros cidadãos que atuaram pelo Brasil nos campos da Itália. Vale lembrar que dois outros pedreirenses, Silvio Lazarini e Jaime Ferrari também participaram dos treinamentos, mas foram dispensados antes do embarque.

“A Exposição é uma oportunidade única de manter na memória da população a importância da participação dos brasileiros nesta guerra sangrenta. Podemos, assim, preservar a memória daqueles pedreirenses que, de forma honrosa, entregaram suas vidas para defender um ideal e deixaram suas lições nos campos de batalha”.

Em 1968, foi edificado o Monumento aos Expedicionários Pedreirenses, na Vila São José, trazendo um significado especial à memória dos 55 milhões de mortos, 35 milhões de feridos, 20 milhões de órfãos e 190 milhões de refugiados. Os pracinhas brasileiros conseguiram vitórias de suma importância tomando cidades e regiões estratégicas como: Monte Castelo, Turim, Montese entre outras, destaca o gestor dos Museus, Adílson Spagiari.

Matéria: Sidenei Defendi

 

Comentários