Professora da FAJ desenvolverá nova metodologia a convite de universidade internacional

No mês de julho a professora e Dra. Ana Maria Girotti Sperandio foi convidada pela docente da Universidade de Coimbra, em Portugal, Dra. Paula Santana, pesquisadora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, para participar como pesquisadora visitante dentro de um dos projetos em andamento em Coimbra, com a utilização de uma metodologia inovadora chamada Índice de Saúde da População – INES. A docente já se encontrava no país para participar do International Conference on Urban Risks – ICUR, realizado na cidade de Lisboa, onde apresentou alguns de seus trabalhos científicos para a comunidade acadêmica mundial. Esta metodologia INES tem como objetivo trabalhar com a saúde física, mental e de bem-estar da população portuguesa.

Os resultados obtidos nas pesquisas realizadas pela docente Paula Santana foram apresentados na publicação de livros que tratam sobre esta metodologia e descreve uma contagem de saúde diferente do convencional, o que acabou gerando um convite do Centro Europeu de Riscos Urbanos – CERU aos autores para aplicarem esta técnica em seis países da comunidade europeia, e que vem sendo utilizada há mais de um ano pela população da Europa e intitulada especificamente nesta região de GeoHealthS.

O projeto teve inicio em 2012 e já trabalhou com 278 municípios de Portugal, tendo como objetivo avaliar o nível de saúde da população nos últimos 20 anos.

A professora da FAJ Ana Sperandio também é Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI e dentre seus estudos dentro e fora da instituição, havia lido artigos que abordavam a metodologia do INES e se interessou pela proposta. Seu amplo conhecimento no assunto e suas pesquisas desenvolvidas na área propiciaram-lhe o convite realizado pela coordenadora como Pesquisadora Visitante para conhecer o projeto e apresentá-lo ao Brasil, além de outros quatro países da América Latina.

O diferencial da proposta é na contribuição com a comunidade para preservar a saúde do cidadão é a elaboração de instrumentos para avaliação dos dados e transmitir as necessidades ocultas, um exemplo disto é como medir a satisfação ou o humor positivo ou negativo de um idoso de determinada cidade.

A técnica elabora instrumentos acessíveis para que a população, o gestor e a própria comunidade acadêmica possa lidar, de forma simples e completa, com as ferramentas oferecidas, sendo apresentados também os critérios que foram utilizados para as coletas de informações da pesquisa.

“Esse é o diferencial da técnica. Ela considera os indicadores econômicos, ambientais e sociais de uma forma bastante categórica” ressalta a docente Ana Maria Girotti Sperandio.

Atualmente o projeto já está sendo discutido com pesquisadores da Faculdade de Jaguariúna e da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Eles buscam no momento as modificações necessárias para a metodologia no Brasil; nome, termos de pesquisa e patrocinadores de instituições do exterior, pois como é um projeto internacional ele vai depender da informação de outros países também.

A aplicação desta metodologia medirá a saúde da população em forma de qualidade e quantidade, buscando mostrar não apenas a saúde física, no que diz respeito a doença, e sim tudo o que engloba o ser humano como a promoção da saúde e a qualidade de vida.

“Eu notei que o método é multifuncional e multidisciplinar, e essa é a grande diferença do instrumento da metodologia, que não é só um trabalho envolvendo pesquisas de saúde, são áreas diferentes que produziram juntos uma avaliação de qualidade de vida da população, como, por exemplo, a mobilidade urbana. Se o idoso ou a criança não tem acesso a cidade eles com certeza não têm saúde” explica a professora e Dra. Sperandio.

Atualmente os organizadores disponibilizaram um livro, com os resultados coletados em Portugal e pode também ser acessado pelo link para consultas e leitura de toda a sociedade acadêmica e pela comunidade.

Matéria: Faculdade de Jaguariúna (FAJ)

 

Comentários