R$8 mil em medicamentos serão descartados pela prefeitura de Posse

medicamentosUma quantia de aproximadamente R$ 8 mil em medicamentos vencidos foi encontrada na Farmácia Municipal de Santo Antônio de Posse na terça-feira, dia 10 de janeiro. Seguindo as normas da vigilância em sanitária, os medicamentos, adquiridos pela administração anterior, foram separados e encaminhados para descarte. O ocorrido foi divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura na última sexta-feira, dia 13.

A situação chegou ao conhecimento da atual gestão através de uma visita do prefeito, Norberto de Oliverio Júnior (PSD) e da vice-prefeita, Dianora Santos da Cunha (PSDB), à Farmácia Municipal.  De acordo com a prefeitura, o processo de descarte está na fase de elaboração de relatórios e, por isso, ainda não possui data prevista para ocorrer.

Sobre o motivo do caso, a prefeitura afirmou que “tal perda aconteceu por conta da quantidade absurda de medicamentos comprados sem critérios e de forma incompetente”, e explicou ainda que para evitar o ocorrido, a última gestão deveria ter comprado os medicamentos de acordo com a demanda, além de ter realizado um acompanhamento de entrada e saída de remédios, atentando para os prazos de validade.

Segundo a nova administração, para garantir que o mesmo não ocorra novamente, será implantado um sistema informatizado, para que haja controle da entrada e saída dos remédios. Além disso, os médicos também serão orientados a prescrever os medicamentos fornecidos pela Farmácia Municipal.

Matéria: Matheus Gomide

 

 

Comentários