Senai comemora 40 anos qualificando mais de 320 mil profissionais

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Mogi Guaçu irá comemorar no mês de novembro 40 anos de implantação de suas atividades no município. Vários preparativos estão sendo organizados para celebrar essa data, dentre elas no dia 3 de novembro haverá uma cerimônia solene com a participação de ex-alunos e autoridades, além da apresentação da Banda Marcial do Senai de Limeira.

O diretor da escola, Adriano Cesar Cardoso, e o coordenador de atividades pedagógicas, Eugenio Humberto Magri Junior, recebeu a imprensa local para uma coletiva sobre os 40 anos da instituição. “Só temos coisas boas, o saldo é muito mais positivo do que negativo, estamos há 40 anos crescendo junto com o município de Mogi Guaçu”, apontou o diretor da escola.

Eles apresentaram um pouco da história do Senai que foi se moldando assim como a chegada de novas industrias na cidade. “O Senai desde a sua criação se atende por demanda”, explicou.

A unidade de Mogi Guaçu oferece Cursos de Aprendizagem Industrial: Almoxarife, Assistente Administrativo, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Mecânico de Manutenção e Mecânico de Usinagem;
Cursos Técnicos em: Eletroeletrônica, Eletromecânica e Manutenção de Máquinas Industriais.

Os Cursos de Formação Inicial e Continuada são profissionalizantes e de curta duração, disponibilizados, entre outras, nas áreas de Eletroeletrônica, Gestão, Logística, Manutenção Mecânica, Metalmecânica, Metalurgia, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação.

Nessa forma de atendimento a Unidade disponibiliza cursos que podem ser oferecidos na Escola ou em treinamentos específicos para o atendimento às demandas da empresa.

Em outras linhas de atendimento, a Escola desenvolve um importante papel social com a Formação Inicial e Continuada – Convênios, por meio de parcerias com entidades beneficentes e associações de classe, estende suas ações até locais mais próximos das comunidades necessitadas de profissionalização para promoção de mudanças em seu ambiente social.

O Senai já formou 327.175 mil alunos divididos em: Aprendizagem Industrial (1.549), Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio (1.939), Qualificação Profissional (316.026) e Telecurso (7.661).

Somente este ano de janeiro a outubro a escola já recebeu a inscrição de 4.483 alunos. Sendo que 29 alunos matriculados possuem algum tipo de deficiência e fazem parte do programa de inclusão social da instituição.

Nesses 40 anos de história vários profissionais passaram pela escola, mas existem os que permanecem contribuindo com a instituição durante anos. Os funcionários mais antigos do Senai de Mogi Guaçu são: José Serafim Guarnieri (Orientador de Prática Profissional); José Gonzaga Fonseca (Agente de Treinamento), Agostinho Quadrado Neto (Assistente de Serviços Administrativos), Paulo Tadeu Lanzieri (Instrutor de Formação Profissional), Adriano Cesar Cardoso (Diretor), Eugenio Humberto Magri Junior (Coordenador de Atividades Pedagógicas).

O atual diretor da instituição também já formou diversos alunos, e dentre eles alguns se tornaram professores do Senai sendo eles: Armando Soares Neto, Carlos Augusto Ronchi, Gilson Anacleto Da Mota, Ivaldo Cesar Natalino, Marcos Alexandre Rodrigues Pinto, Paulo Ricardo De Lima Figueiredo.

Histórico
O SENAI iniciou suas atividades em Mogi Guaçu no dia 3 de novembro de 1976, na Rua Hugo Panciera, em convênio com o Centro de Ação Social de Mogi Guaçu (CASMOÇU), onde funcionou até dezembro de 1989. A partir de janeiro de 1990, mudou-se para as instalações do Jardim Ipê II, na Rua Cambé, 140, ampliando sua capacidade de atendimento, para suprir a demanda de mão de obra especializada, que vinha aumentando nas indústrias de nossa cidade e região.

Desde sua inauguração em 1976, o SENAI de Mogi Guaçu formou alunos em diferentes ocupações, sempre se fundamentando na análise da demanda do mercado de trabalho.

O SENAI teve e tem uma participação muito importante na preparação dos jovens e adultos da região, fazendo com que se especializem e disputem as melhores posições nos sistemas produtivos das nossas indústrias, além de atrair novas empresas para a nossa cidade e região.

Contribuição aos Guaçuanos
Além da finalidade de ensinar, o SENAI se orgulha de ter contribuído, durante esses anos, com a sociedade Guaçuana. Destacam-se também, as experiências obtidas com o Projeto Rede Adolescente em parceria com a Prefeitura Municipal e Projeto Sorriso Contente Adote um Adolescente, o Projeto Conseguir, em parceria com o CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), Indústrias e diversas Entidades, objetivando a inclusão social, a promoção da cidadania e o ingresso de novos adolescentes no mercado de trabalho.

Novos convênios também foram implementados atendendo diretrizes nacionais do SENAI-SP e do Departamento Nacional, para atender as grandes demandas das empresas por pessoas qualificadas, implantando-se assim o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), este com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta dos cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira em nível nacional. Implantou-se também outros cursos ligados ao Programa Estadual Via Rápida Emprego, este, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo oferecer a qualificação profissional a quem busca oportunidade no mercado de trabalho.

 

Comentários