Políticas de assistência técnica rural são discutidas em Bauru

Mais de 200 representantes da sociedade civil e do poder público participaram ontem à noite da abertura da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater) – Etapa Estadual, que está sendo realizada até quarta-feira, dia 13 de abril, no Hotel Obeid, em Bauru (SP). Do evento saem as propostas e os delegados de São Paulo para a etapa nacional, por meio do debate entre movimentos sociais ligados à terra, quilombolas, profissionais de assistência técnica e gestores públicos.
Na abertura, o secretário do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), Francisco Rodrigo Josino Amaral, ressaltou que cada estado deverá apresentar 30 propostas para a fase nacional. “Consolidaremos as sugestões em número de 300, considerando que certamente haverá repetição e interposição de propostas pelo país”, avaliou.
Já o delegado federal do Desenvolvimento Agrário de São Paulo (MDA/DFDA-SP), José Reinaldo Prates, destacou a responsabilidade das entidades de Ater públicas e privadas para o desenvolvimento rural dos agricultores familiares e assentados. E afirmou: “A participação da sociedade na elaboração de políticas públicas garante o exercício da democracia plena”, lembrando ainda que a metodologia da Conferência busca manter a paridade numérica de participação entre homens e mulheres.
O superintendente do Incra São Paulo, Wellington Diniz Monteiro, ponderou que o serviço de assistência técnica já é ofertado de maneira universalizada a todas as famílias de assentados de reforma agrária no estado de São Paulo. “Uma boa assistência técnica fortalece a organização social dos produtores. E esse trabalho é fundamental para a geração e aumento de renda”, considerou. Dentre as propostas a serem discutidas na Conferência, Diniz argumentou que um dos principais desafios é o caminho de transição da agricultura convencional para a agroecológica.
A Etapa Estadual da 2ª CNATER está sendo realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de São Paulo (Incra), com o apoio da Prefeitura Municipal de Bauru. A etapa nacional da 2ª Cnater irá ocorrer em Brasília, de 31 de maio a 3 de junho.
Matéria: INCRA/SP
 

Comentários