Uso do software Aquisys 1.3 favorece a inclusão digital de produtores de tilápia

A divulgação e o uso de conhecimento sobre práticas que promovam a melhoria da sustentabilidade do sistema produtivo aquícola poderá ser facilitada por ações que promovam o maior uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos produtores brasileiros de peixes.

peixe-tilapia-cursos-cptVários autores destacam que apenas proporcionar o acesso aos recursos computacionais e de comunicação não favorecem a permanência de pessoas em cursos de inclusão e, consequentemente, não contribuem aos aspectos de inclusão digital na amplitude do termo. Do mesmo modo, é significativo no país o número de piscicultores que carecem de ações direcionadas à inclusão digital, como um mecanismo para oferecer motivadores aos acessos, usos, empoderamento e percepção desses usuários nos cursos de inclusão digital, mesmo quando oferecidos, de modo a que as práticas de uso da Internet sejam mais bem aceitas, internalizadas e efetivamente adotadas.

Por essa razão foi publicado na Série Embrapa o documento “Método para promover a inclusão digital de produtores de tilápia pelo uso do Aquisys v.1.3”, de autoria de Maria Conceição Pessoa, Celia Frascá Scorvo, Marcos Losekann, Mariana Moura e Silva, Carlos da Silva, Hamilton Hisano, João Scorvo Filho e Luis Inoue. O trabalho resulta de ações de parceria entre as Unidades da Embrapa: Meio Ambiente, Tabuleiros Costeiros e Agropecuária Oeste, e a Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta)/Polo Regional do Leste Paulista (Monte Alegre do Sul), realizadas no âmbito das atividades do Projeto “Validação do Sistema informatizado para a gestão ambiental da aquicultura com base em Boas Práticas de Manejo (BPM) com foco em tilapicultura – Aquisys”.

O método proposto visa auxiliar os produtores de tilápia, pelo uso do sistema Aquisys validado (Aquisys v.1.3), como uma das tecnologias de informação e comunicação em atividades de inclusão digital realizadas em áreas onde existam produção de peixes, inclusive em regiões produtoras de base familiar e/ou comunidades tradicionais. Desse modo, o método considera informações sobre o perfil de acessos domiciliares à rede Internet por estado brasileiro, sobre a expectativa de vida da população brasileira e ações efetivas de projetos de instituições públicas e privadas, que já contribuem com a inclusão digital de diferentes segmentos da sociedade brasileira nas distintas regiões do país.
Fundamentou-se também no perfil do público-alvo do sistema Aquisys, identificado em observações de campo, em eventos técnico-científicos, com participação de diferentes atores da área de aquicultura, entre outras análises realizadas durante o processo de validação do sistema. De forma geral, propõe um conjunto de ações sinérgicas, focadas e organizadas de forma factível e estratégica, para viabilizar o Aquisys v.1.3 como uma tecnologia a ser incorporada imediatamente às práticas de programas de inclusão digital. Contempla abordagens distintas a serem aplicadas, considerando oportunidades de acessos a Internet identificadas por estado e/ou municípios, as faixas etárias dos indivíduos a serem capacitados e os potenciais projetos de inclusão digital em andamento.

As ações propostas são sinalizadas para serem realizadas de forma compatível aos diferentes níveis educacionais dos produtores de tilápia, incorporando o uso de métodos já validados para a inclusão digital de jovens (filhos de produtores) e adultos (produtores entre 21 e 60 anos e produtores na terceira idade), identificados na literatura técnico-científica.

Em áreas onde não estejam disponíveis projetos de inclusão em andamento, orientam-se ações para a composição de turmas pelo grau de alfabetização digital do indivíduo, para o curso básico, para a capacitação prévia de professores e monitores, entre outras. Desse modo, o método proposto otimiza recursos humanos, logísticos/físicos e financeiros nas estratégias operacionais que concretizam o método proposto mais rapidamente e com maior expectativa de sucesso.
Espera-se assim, que a tecnologia de informação e comunicação validada Aquisys v.1.3 favoreça aos piscicultores brasileiros um maior acesso à informação e conhecimento sobre práticas sustentáveis, aplicáveis ao sistema produtivo e um motivador a mais para elevar a inserção e a permanência desses usuários em atividades de inclusão digital.

A versão validada do software Aquisys (Aquisys v.1.3) está disponível desde maio de 2015 em http://www.cnpma.embrapa.br/aquisys/

O método de inclusão digital proposto encontra-se em http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/146451/1/2016DC03.pdf

Matéria: Cristina Tordin

 

Comentários