Vereadores jovens recebem visita do primeiro presidente do Legislativo de Holambra

Na primeira sessão ordinária da Câmara Jovem 2016, realizada na última segunda-feira, dia 25 de abril, os vereadores jovens contaram com a presença de figura ilustre do Legislativo de Holambra: Andreas Graat, primeiro presidente da Câmara Municipal (1993-1994) e vereador por três Legislaturas (1993/1996, 1997/2000 e 2001/2004).

Durante a sessão, cinco indicações foram apresentadas. A vereadora jovem Aline David Toledo solicitou ao Executivo o envio de projeto de Lei visando criar um núcleo do Projeto Guri no município. Idealizado pelo governo do estado de São Paulo e patrocinado por grandes empresas, o projeto tem como missão promover a inclusão sóciocultural de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos através do ensino da música. Em justificativa, Aline lembrou que “Holambra é rica em artes e história, como é possível observar através dos grupos de gaiteiros, danças folclóricas e orquestra de violeiros, e é necessário fortalecer e enriquecer ainda mais o potencial artístico e cultural da cidade”.

O vereador jovem Weverton Ferreira dos Santos foi autor de quatro indicações. Pediu ao Executivo a limpeza e reforma da quadra esportiva da escola Parque dos Ipês, bem como a colocação de traves. Requisitou também o plantio de árvores no entorno da unidade escolar.

Iluminação pública

Em sua quarta indicação, Weverton solicitou a instalação de iluminação pública nas proximidades da igreja no bairro Palmeiras. O vereador jovem ocupou a tribuna para justificar o pedido: ”nas proximidades da igreja, no último ponto de ônibus, é muito escuro. Há pessoas que, quando vão à igreja, ficam com medo ao passarem”. O vereador jovem disse ainda que reside nas proximidades e que muitas vezes precisa transitar pelo local sozinho. “Com iluminação a gente se sente mais seguro”, finalizou.

Os vereadores jovens Vítor Canisella, Felipe Igor e Isabella Siguesi  também utilizaram a tribuna e opinaram a respeito das indicações apresentadas. A sessão foi presidida por Luana Caroline Soares. Também participaram os vereadores jovens Leonardo Van Ham e Paula Cristina Soares. A situação de uma vereadora jovem que ainda não participou das atividades permanece indefinida.

Primeira sessão em 1993

Ao final da sessão, Andreas Graat falou sobre as dificuldades iniciais do aprendizado político: ”Vim aqui prestigiar a coragem de vocês. A gente percebe que é a primeira sessão. Em 1993, quando nós iniciamos a Câmara, estávamos na mesma situação que vocês, meio perdidos. Holambra nunca tinha realizado uma sessão”.

O ex-vereador sugeriu que os demais alunos das escolas participantes compareçam às sessões como forma de incentivar o debate político e salientou a importância do projeto Câmara Jovem: “Precisamos politizar a nossa juventude. Vocês estão vendo o que está acontecendo na política do Brasil. Acho maravilhoso ver vocês nessa idade tendo essa experiência. Vão conhecer como funciona uma cidade, muitos adultos não sabem”.

O atual presidente da Câmara, Pedro Weel, e os vereadores Mauro Sérgio(Serjão), Eduardo da Silva(Pernambuco) e Sebastião Ribeiro(Tiãozinho) também acompanharam a sessão e deram dicas e sugestões aos vereadores jovens sobre os procedimentos adotados durante as sessões e a confecção de proposituras.

O que é a Câmara Jovem

A Câmara Jovem é um projeto da Câmara Municipal de Holambra criado em 2009 com o intuito de proporcionar aos estudantes de Holambra maior conhecimento da estrutura política e incentivar o exercício da cidadania. Os vereadores jovens cursam o 8º ou 9º ano do ensino fundamental ou o ensino médio, e foram eleitos nas escolas participantes (Colégio Participação, Escola Ibrantina Cardona e Escola Parque dos Ipês).

????????????????????????????????????

 

Comentários