Holambra: projetos aprovados na Câmara homenageiam Jan Heijdra e irmã Annette

Através da aprovação de dois projetos de Lei durante a sessão legislativa realizada em 11 de abril, a Câmara Municipal de Holambra homenageou o engenheiro e arquiteto Jan Heijdra e a religiosa e professora irmã Annette em função do importante legado cultural que deixaram ao município.

O PL 004/2016 definiu que o centro de convenções próximo ao moinho Povos Unidos receberá o nome de Jan Heijdra, responsável pelo projeto e construção do maior ponto turístico da cidade e símbolo da imigração e da amizade entre holandeses e brasileiros. Heijdra construiu ou reformou cerca de 400 moinhos na Holanda e 129 em todo mundo.

O PL 005/2016 denominou como “Irmã Annette” a creche-escola em construção no bairro Groot. A religiosa apoiou de forma relevante os imigrantes holandeses que chegavam à antiga Fazenda Ribeirão ao final da década de 1940, ensinando a língua portuguesa e os costumes locais.

Segundo Jacinta Heijden(PSDB), autora dos projetos, a homenagem “tem como propósito manter viva a história de nosso município, através das pessoas que fizeram a diferença e que contribuíram com o seu conhecimento, técnicas e experiências, através de ações concretas”. Os projetos devem ser sancionados pelo prefeito Fernando Fiori de Godoy.

Também foi aprovada moção de aplauso e congratulações ao holandês Albertus Nicolaas van Dijk (Ab van Dijk), cuja colaboração foi fundamental para o sucesso da viagem dos membros da fanfarra Amigos de Holambra à Holanda em 2015.

Novos projetos

Quatro projetos, três deles de autoria do Executivo, chegaram à Câmara e passaram por leitura durante a sessão. O PL 007/2016 solicita autorização para abertura de crédito especial no valor de R$ 540 mil no orçamento vigente em favor do Saehol (Serviço de Água, Esgoto e Drenagem Urbana de Holambra).

O PL 008/2016 objetiva convalidar como “Campo das Palmas” a via popularmente conhecida dessa forma. Segundo a Prefeitura, após busca realizada nos arquivos municipais não foi encontrada lei denominando oficialmente a via.

Já o PLC 004/2016 propõe a criação de vinte e cinco vagas para o cargo de agente escolar, que deverão somar-se às oitenta existentes. Caso o projeto seja aprovado, as vagas serão ocupadas exclusivamente por servidores concursados e visam atender à demanda escolar crescente. O projeto também propõe a alteração da nomenclatura oficial do cargo de diretor de meio ambiente para “diretor de agricultura e meio ambiente”.

De autoria da vereadora Jacinta, o PL 006/2016 denomina as vias do loteamento residencial Portal do Sol. Os quatro projetos serão analisados nas comissões permanentes da Câmara.

Ao final da sessão, Aparecido Lopes da Silva (Cido Urso) anunciou oficialmente que deixou o partido Solidariedade. Cido pertence agora ao Partido Trabalhista Brasileiro(PTB). A próxima sessão da Câmara acontecerá na segunda-feira, 18 de abril, a partir das 19 horas, na sede do Legislativo.

Matéria: Amanda Sisti 

Homenagem

 

Comentários