2º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA INDÍGENA

Entre 20 e 22 de maio, aconteceu o 2º festival de arte e cultura indígena reunindo indígenas pertencentes a distintos povos originários para diversas atividades culturais em Estiva Gerbi. O encontro, que foi realizado na Praça Central “Comendador Lourenço Gerbi”, contou com a participação de várias tribos.
 
Inspirado nos festivais que ocorrem dentro das aldeias, o festival de arte e cultura indígena, em sua segunda edição, concentra-se em discutir e compartilhar as culturas, filosofias e estruturas políticas dos povos envolvidos. Ainda, tem como objetivo reafirmar a importância do incentivo à educação, cultura, segurança alimentar, saúde, ciência e saber ancestral.
 
O festival é idealizado pela Tamikuã Pataxó Faustino da tribo Pataxó e possui o apoio da Prefeitura Municipal de Estiva Gerbi. No encontro, foi promovido rodas de conversas, pinturas corporais, apresentações culturais, exposição e venda de arte e artesanato, entre outras ações que promovem visibilidade às causas sociais e culturais dos povos originários.
 
O encontro de diversos indígenas, mais a participação de indigenistas e aliados da causa indígena, oferece para as culturas originárias um espaço de fortalecimento e promoção necessários para desmistificar imagens racistas construídas ao longo dos séculos por meio da literatura e outras artes. É também um momento para que a sociedade se envolva e conheça um pouco as espiritualidades presentes nos modos de vida dos povos, e entender por que a luta indígena é fundamental, pois, é a maior defensora das florestas.
 
O evento ainda recebeu a ilustre presença do Secretário de Cultura e Turismo de Mogi Mirim, Luiz Dalbo, que aproveitou a oportunidade para conhecer melhor o projeto e também estreitar laços para um possível festival indígena na cidade vizinha.
 

Comentários