500 anos da Reforma Protestante será lembrado em Engenheiro Coelho

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realiza entre os dias 19 e 25 de agosto, a Semana Interdisciplinar que terá como tema “Reforma, caminhos e transformações 500 anos depois”. Serão lembrados através de pesquisas, artigos e apresentações científicas, os fatos que marcaram o dia 31 de outubro de 1517 em Wittenberg na Alemanha, quando Martin Lutero apresentou suas teses contra abusos da Igreja Católica e sua liderança da época.

Depois de meio século, perguntas e questionamentos sobre a Reforma Protestante são comuns, ainda mais em uma sociedade pós-moderna e com liberdade religiosa, como explica o organizador do evento, Fabio Darius. “É importante que nos lembremos do o que significou essa reforma para a vida política, social e espiritual dos protestantes. Muitos perderam esse espírito e o evento tenta relembrar os motivos”, relata.

Ao longo da Semana Interdisciplinar, pesquisadores, professores e estudantes de História, Teologia, Letras, Tradutor e Intérprete, Pedagogia, Rádio e TV, Direito, Mestrado Profissional em Educação, além de interessados de um modo geral, envolvendo direta ou indiretamente todos os alunos, vão discutir e reafirmar a importância da Reforma e seus desdobramentos hoje.

Serão realizadas palestras, plenárias e apresentação de trabalhos em grupos temáticos. O Coral Luterano de Campinas fará um concerto especial durante o evento. A inscrição pode ser feitas através do site oficial do evento (aqui), sem nenhum custo ao participante. O Unasp oferece aos interessados um sistema de hospedagem dentro do campus com hotelaria e refeição.

Palestrantes

Wilhelm Wachholz

Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1991) e doutorado em Teologia pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST (2000), São Leopoldo/RS. Atualmente é professor na Faculdades EST, onde leciona disciplinas em nível de graduação e pós-graduação em Teologia. Suas áreas de pesquisa e ensino são em História do Cristianismo (História e Teologia – Lutero, Zwínglio, Calvino – da Reforma do século XVI e da Igreja na América Latina – catolicismo e protestantismo), História Medieval e Moderna (ênfase especial no pensamento do século XIX e na história da imigração alemã no Brasil), História e Historiografia pela perspectiva da História Cultural (foco em Cultura, Representações, Identidade, Etnicidade). É Reitor da Faculdades EST, Sócio Ocupante da Cadeira Número 25 do IHSL (Instituto Histórico de São Leopoldo/RS) e Membro da CEOL (Comissão Editorial Obras de Martinho Lutero).

Haller Elinar Stach Schunemann

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (1986), graduação em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (1992), com lato sensu em Administração (1991) e Metodologia Educação á Distância (2006), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Conclui em 2010, pós-doutorado em Religião e Periferia. Exerce a coordenação institucional do PIBID/UNASP desde 2010. Leciona na graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia Educacional e Sociologia da Religião e da Educação, com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento humano, dinâmicas de grupos no ambiente escolar, aprendizagem por jogos, história social da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil e Sociologia da Educação em temas de relação familia-escola e disciplina moral.

 Jean Carlos Zukowski

Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (1988), mestrado em História do Adventismo – Andrews University (2003) e doutorado em Religião com ênfase em Historia do Cristianismo – Andrews University (2009) com diploma reconhecido pela Escola Superior de Teologia, de São Leopoldo, RS. É professor no Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Milton Luiz Torres

Possui graduação em Letras (licenciatura em Inglês e Português) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1988), graduação em Teologia pelo Seminário Adventista Latino Americano de Teologia (2007), mestrado em Filologia Clássica pela University of Texas System (2001), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1995), doutorado em Arqueologia Clássica pela University of Texas System (2008), doutorado em Letras Clássicas pela USP – Universidade de São Paulo (2014) e pós-doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professor do UNASP Centro Universitário Adventista de São Paulo, onde coordena o curso de Tradutor e Intérprete e é professor permanente do Mestrado Profissional em Educação do UNASP. Tem experiência na área de Letras, Tradutor e Intérprete, Arqueologia e Teologia, com ênfase em línguas clássicas e modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas antigas e modernas, literatura antiga, tradução e interpretação, educação, religião e arqueologia clássica e bíblica.

Serviço
Semana Interdisciplinar 500 Anos da Reforma

Data: 19 a 25 de agosto de 2017

Local: Unasp – Vicinal Walter Boger, S/N – Engenheiro Coelho/SP.

Inscrição: Gratuita via site. Clique aqui (aqui)

Público: Livre

 

Comentários