6° Reunião do Parlamento reúne vereadores da RMC na Câmara Municipal de Holambra

Na manhã desta sexta-feira (13), a Câmara Municipal de Holambra recebeu vereadores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para a 6ª Reunião do Parlamento. O evento também contou com a presença do Prefeito de Holambra, Fernando Fiori de Godoy (PTB), e foi aberto à população.

O Parlamento Metropolitano conta com a associação de vereadores de 20 Câmaras Municipais da RMC. Instituído em 2005, tem como objetivo promover a integração administrativa, económica e social dos municípios. A associação tem a finalidade de gerar a cooperação intermunicipal e intergovernamental, visando à integração de planejamento em níveis municipal, micro-regional e regional, como processo contínuo e permanente para promover o desenvolvimento da região.

A reunião no município holambrense começou com um café da manhã às 8h30 e as pautas foram discutidas entre os participantes. O Presidente da Fundação Agência das Bacias (PCJ), Sérgio Razera esteve presente e uma palestra sobre “A proteção dos mananciais e o projeto Holambra” foi ministrada pela Analista Técnica da Agência PCJ, Bruna Juliane.

Fernando Fiori di Godoy, Prefeito da Cidade das Flores, expôs os benefícios e explicou o funcionamento dos consórcios firmados por Holambra; Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab) e o  Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas (Cismetro).

O presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste e também 2° vice-presidente do Parlamento Felipe Sanches conduziu a reunião e falou sobre a importância da união do legislativo. ”Nossa região é muito grande e essa interação é muito importante para apresentar as demandas ao governo do estado e federal e pedir uma solução. Essa união faz com que os órgãos estaduais e federais tenham um olhar mais próximo e mais efetivo. Quando chegamos unidos, as portas se abrem com mais facilidade e os problemas são resolvidos”, afirma Sanches.

Para o Presidente da Câmara de Holambra e 1º secretário da Parlamento da RMC, Janderson Ribeiro(Chiba), o evento foi motivo de satisfação para a Cidade das Flores. “Receber o parlamento é extremamente importante, uma vez que o se reúne com intuito de atender as demandas de 20 municípios da RMC. Juntos somos muito mais fortes e Holambra ser sede de uma dessas reuniões é gratificante. As vezes não temos tantas demandas como os municípios maiores, mas podemos traze-las para nossa realidade e aplicar em nosso município”, explica Chiba.

Sobre o Parlamento
O Parlamento é formado por 294 vereadores de Legislativos de 20 cidades que fazem parte da RMC. Foi criado em 2005 com o objetivo de promover integração administrativa, econômica e social entre os municípios. Ao longo do último ano, presidentes de Câmaras e vereadores da RMC debateram temas como segurança pública, emprego, violência contra a mulher, saúde, entre outros. No início de 2019 o Parlamento estabeleceu um estatuto e tornou-se uma Associação, fortalecendo seu papel na busca de soluções para os problemas da região. As reuniões acontecem mensalmente de forma itinerante nas sedes dos Legislativos que compõem o Parlamento.

  

Comentários