6ª Conferência Municipal de Saúde discutiu “A Consolidação do SUS para manutenção do Direito à Saúde”

O Conselho Municipal de Saúde, através da Secretaria de Saúde promoveu, no sábado, 30 de março, nas dependências da Escola Humberto Piva, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “A Consolidação do SUS para manutenção do Direito à Saúde”.

Segundo informou a secretária de Saúde e presidente do Conselho Municipal Ana Lúcia Nieri Goulart foram debatidos os seguintes eixos temáticos: O Papel do Estado como Disciplinador e Fomentador do Direito à Saúde; A Função Reguladora do Estado na Estruturação do SUS; A Resistência do SUS Frente às Formas Restritivas do Financiamento; Participação Social – Cidadania, Ética, Direitos e Deveres, para Emancipação do Coletivo.

A Conferência contou com a presença do prefeito Hamilton Bernardes Junior, vice-prefeito Fábio Polidoro, presidente da Câmara de Vereadores Dr. Jayro Gouveia Goulart Filho, secretário de Esportes Valdir Carlos Volpato, secretária de Educação Mariângela Rodrigues, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Alessandro Luis de Godoy, além de profissionais da área de saúde, membros da Terceira Idade e população em geral. “Queremos agradecer a participação de todos nesta Conferência Municipal, pois juntos discutimos os problemas e as soluções para a Saúde de Pedreira. Estamos trabalhando para oferecer a população o melhor atendimento”, enfatizou na ocasião o prefeito Hamilton Bernardes.

Durante o encontro o Dr. Eduardo Francisco Mestre Rodriguez apresentou um resumo da estratégia desenvolvida em Pedreira para a Saúde da Família; O psicólogo Leandro Moura destacou como funciona o Serviço de Saúde Mental e o educador físico Cristian Marino falou sobre a importância da Atividade Física na Terceira Idade.

A palestra: “A Consolidação do SUS para manutenção do Direito à Saúde” foi ministrada pela Dra. Carmen Lavras, médica sanitarista, doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP da UNICAMP, sócia fundadora do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social – IPADS.

Os presentes foram divididos em cada eixo e discutiram dentro das salas de aula, propostas para cada eixo. “As propostas foram apresentadas e aprovadas pelos participantes. Ao final foram eleitos os delegados para a Conferência Macrorregional”, destacou a secretária Ana Lúcia Nieri Goulart.

 

Comentários