Curso de enfermagem da UniFAJ capacita profissionais de creches de Artur Nogueira

Um projeto desenvolvido por alunas do 10º semestre do curso de enfermagem do Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ capacitou para a prática de primeiros socorros 91 profissionais (pajens e educadoras) das creches municipais de Artur Nogueira. O trabalho foi desenvolvido em nove unidades, onde são atendidas aproximadamente 950 crianças de 0 a 3 anos.

Durante praticamente um mês (de 13 de setembro a 11 de outubro), às quartas-feiras, as universitárias Bianca Ferraz, de Pedreira, Beatriz Kaori Fujimoto e Marcela Borsato Colosso, ambas de Jaguariúna, realizaram capacitação de urgência e emergência com o objetivo de preparar as profissionais para algumas situações. Elas ensinaram, por exemplo, como proceder quando houvesse crianças com febre, com sangramento nasal, além de orientar sobre as condutas em caso de quedas e o que fazer em episódios de corpo estranho no olho.

“Do ponto de vista do aprendizado, a capacitação foi muito importante tanto para quem recebeu como para as alunas. Porque elas elaboraram todo o projeto com orientação do corpo docente, escreveram e buscaram na literatura o que é urgência e emergência, como atuar em crianças. Esse processo de aprendizado é uma mão de duas vias tanto para quem recebe como para quem faz”, defende a professora Celene Aparecida Ferrari Audi,coordenadora do curso de enfermagem da UniFAJ, que recebeu nota máxima no Enade, que é 5, dentre 732 cursos avaliados no país, e ocupou a 12ª posição no Ranking Brasil e se destacou como a graduação número 1 na Região Metropolitana de Campinas.“É um projeto que dá destaque à atuação do enfermeiro, do curso de enfermagem e do Centro Universitário de Jaguariúna na formação e na conquista desse espaço dentro dos serviços, sejam eles de saúde, de educação ou de outros setores da prefeitura”, comenta a docente.

A estudante Bianca Ferraz afirma que experiência foi muito boa tanto pessoal como profissionalmente. “Esse contato com as pessoas, a possibilidade de orientá-las quanto aos cuidados com as crianças na creche. Isso foi muito prazeroso. É legal esse contato tanto para o nosso conhecimento como para elas também”, diz Bianca.

“O projeto que nós elaboramos foi muito enriquecedor tanto pessoal como profissionalmente, porque a gente passou conhecimento, e isso acaba agregando para nós no dia a dia e ajuda a fixar o que aprendemos em sala de aula”, garante Beatriz Kaori Fujimoto.

“Acho muito importante ter essa experiência e leva para o mercado de trabalho o que aprendemos, além de contribuir como o pessoal (pajens e educadoras) que está atuando diretamente com as crianças. É importante trazer um pouco do nosso conhecimento, compartilhar e aprender com elas”, corrobora Marcela Borsato Colosso.

Parceira

O encerramento do curso de capacitação em primeiros socorros aconteceu na noite da terça-feira, 17 de outubro, com a cerimônia de entrega dos certificados às participantes. O evento, no auditório da Etec, contou com a presença do prefeito de Artur Nogueira, Ivan Vicensotti, da secretária de Educação do município, Elaine Vicensotti Boer, e da gestora do Convênio Empresa e do Nuca (Núcleo de Carreira) da UniFAJ, Elaine Riguette

“É uma alegria muito grande contar com a UniFAJ, que é uma entidade muito séria, e por ter esse treinamento com os nosso profissionais, nossas pajens e professores, dando esse auxílio a mais a nossa rede de ensino,proporcionando uma qualidade maior. Hoje nós precisamos ter apoio, ajuda, sempre estar à disposição de aprender,  e a UniFAJ está sempre com a prefeitura. Toda nossa população agradece essa parceria e por ter todo esse cuidado com as nossas crianças”, disse o prefeito.

Para a secretária Elaine Vicensotti Boer, a capacitação é muito importante para o município, em especial às crianças. “A escola tem que pensar no aluno como um todo, não só na parte educacional, mas cuidar da segurança e da vida dessa criança. E quanto mais eu puder capacitar meus profissionais, melhor a qualidade que vou dar para os alunos. Agradeço muito essa parceria com a UniFAJ e todas as iniciativas que estão sendo feitas aqui, pois nossa responsabilidade é muito grande, pois a gente cuida de vidas e precisa de preparo, conhecimento, mas também de amor, paciência e uma estrutura bem cuidada”, defende.

A implantação do projeto é resultado de parceria entre a UniFAJ e a Prefeitura de Artur Nogueira firmada por meio do Convênio Empresa, programa da instituição de ensino superior. “Através das parcerias que a UniFAJ busca com as empresas, com os órgãos públicos, a instituição consegue realizar esse tipo de trabalho na região”, informa Elaine Riguette, gestora do Convênio Empresa e do Nuca (Núcleo de Carreira).

Matéria: ASCOM

 

Comentários