Vereadores de Amparo aprovam uso dos critérios de ‘beers-fick’ no atendimento a idosos
Com a proposta de evitar que idosos consumam medicamentos inapropriados para a idade, o vereador Carlos Cazotti (MDB) apresentou um Projeto de Lei que permite o monitoramento, por meio de uma lista padronizada de fármacos (princípio ativo), no atendimento destes idosos no município de Amparo.
Esta lista é conhecida como ‘Critérios de Beers-Fick’ e deve ser adotada nas unidades de saúde para pacientes com 60 ou mais anos. “A prescrição de medicamento constante da relação de Beers-Fick ensejará o acompanhamento detalhado com anotação no prontuário do paciente de quaisquer efeitos adversos observados”, detalha o Projeto de Lei n° 15/2022, que foi aprovado no dia 11 de abril, por unanimidade.
De acordo com o autor, os médicos têm consciência das necessidades especiais relativas à prescrição de fármacos em idosos, “mas encontram grande dificuldade em realizar a prescrição adequada para esta população”.
Estavam presentes e votaram favorável ao Projeto de Lei n° 15/2022 os vereadores André do Extintor (PP), Antonio Cesar Mineiro (MDB), Edilson Santos (DEM), Edilson José (Dil – PSD), Pastor Elson Batista (PL), Farlin Conrado (MDB), Janaina Pereira (PDT), Osmar Dorigan (MDB), Luiz Carlos (Carlitinho – PSDB), Rosa Montini (PSDB) e Silvia Forato (PT).