Laboratório Municipal de Mogi Mirim continua batendo recordes de exames

 

Em média, os servidores desse importante setor da Secretaria de Saúde, realizam entre 1,2 mil a 1,5 mil exames por dia

Com investimentos que ultrapassam milhares de reais, feitos nos últimos dois anos anos, o Laboratório Municipal transformou-se em excelência regional, sendo um dos mais modernos da região da Baixa Mogiana. Nem mesmo os laboratórios privados possuem todos os equipamentos que equipam esse importante setor da Secretaria de Saúde.

Não é à toa que a equipe composta por três bioquímicos, três técnicos auxiliares de laboratório, cinco técnicos de laboratório e três estagiários, sob a coordenação da farmacêutica Marília Pissato Ferreira, continua batendo recordes de produtividade. Esse time vem realizando, diariamente, entre 1,2 mil e 1,5 mil exames em média.

Desde os mais simples, como exames de urina aos mais sofisticados, como PSA, TSH, T4 Livre, dentre outros, o Laboratório vem dando conta do recado e recebendo mais investimentos por parte da administração.

Grazieli Barbieri, coordenadora interina do Laboratório Municipal, diz que na maioria dos laboratórios, normalmente alguns desses exames são terceirizados e realizados fora de Mogi Mirim. “Já os nossos, ou pelo menos, a maioria deles, é feita aqui mesmo, pelos nossos profissionais”, orgulha-se.

Esses mesmos profissionais citados pela coordenadora, antes da atual administração assumir, trabalhavam em condições precárias e com equipamentos obsoletos. “Hoje temos equipamentos de última geração, como a cabine de segurança biológica para manipulação de amostras de exames, câmaras de conservação, analisador bioquímico, dentre outros”, comemora.

MAIS EQUIPAMENTOS

E os investimentos, segundo ela, não param de acontecer. Recentemente, a Prefeitura adquiriu 11 bancadas de inox para equipar os laboratórios e demais salas do local, além de novas cadeiras, computadores, bebedouro, cadeiras para coleta de exame, armários e mesas para os funcionários.

Nas salas, a quantidade de novos equipamentos, como o analisador automático de urina, coagulômetro, analisador imunológico e sorológico, além de freezeres, refrigeradores, câmaras conservadoras, chama a atenção pela tecnologia, com os resultados estampados em modernos monitores de computador. “Hoje, os médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também podem consultar os exames de seus pacientes na tela dos computadores”, finalizou.