Projeto sobre educação no trânsito chega em setembro na cidade de Amparo
“Vira e Mexe Trânsito” passa por escolas de quinze municípios, com materiais temáticos e atividades interativas
No dia 14 de setembro, o projeto “Vira e Mexe” com o tema Educação no Trânsito chega na cidade de Amparo. O projeto será realizado em formato de ação conjunta entre Educandário Nossa Senhora de Amparo e a E.E Francisco da Silveira Franco. A iniciativa vai distribuir, até o final da ação, cerca de 350 revistas informativas, além das atividades especiais, planejadas com um olhar voltado a uma causa urgente na realidade social.
Segundo a base de dados do Infosiga, em julho deste ano, aconteceram cerca de 17 mil acidentes não fatais e 446 acidentes fatais em todo o Estado de São Paulo. Aproveitando que, em setembro, realiza-se a Semana Nacional de Trânsito, o “Vira e Mexe” lança um olhar transformador a respeito do trânsito seguro, levando um projeto com jogos, desafios e 4 estações temáticas – cuidado, atenção, empatia e respeito – onde em cada uma delas, as crianças poderão aprender sobre esses conceitos aplicáveis no dia a dia.
Além das atividades desenvolvidas especialmente para os estudantes, a iniciativa também conta com o workshop “Semear”, voltado para os professores, trazendo um despertar criativo e colaborativo, valorizando a educação e seus profissionais. O objetivo do workshop é proporcionar um ambiente que inspire a troca de ideias e reflexões sobre a educação como ferramenta de transformação, com um olhar especial aos profissionais e ao coletivo da escola, trazendo temas como autocuidado do profissional da educação, saúde emocional e bem-estar, educação transformadora e metodologias ativas na educação.
Para Diogo Pires de Lima, pedagogo do projeto, essa é mais uma chance valiosa dos estudantes terem acesso a informações tão indispensáveis: “Vira e Mexe Trânsito é um projeto, inspirado na educação pela paz, que de forma itinerante contempla o coletivo da escola, vem para conscientizar e orientar sobre a adoção de valores, postura e atitudes seguras no trânsito. Pois a educação para trânsito vai além de formar futuros condutores, mas sim pessoas conscientes e responsáveis. Tem como base as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito, com ações voltadas ao brincar, ao protagonismo do aluno e a educação transformadora, realizando uma ocupação integral da escola, com jogos, brincadeiras, oficinas, teatro e workshop. O Vira e Mexe acredita no potencial das atitudes para transformar a realidade, assim com conhecimento e ação, podemos construir um trânsito que valoriza a vida”, acrescenta.
Além disso, o projeto busca valorizar as vivências e a percepção de mundo das crianças, instruindo a terem boas atitudes individuais, valores éticos e morais, como também, direitos e deveres.
“VIRA E MEXE TRÂNSITO”: O projeto acontece até o dia 05 de outubro. A programação de Amparo está detalhada abaixo. Este projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e pela Lei de Incentivo à Cultura, e tem patrocínio da ROUSSELOT, líder mundial em soluções à base de colágeno para os setores de alimentação, saúde e nutrição, (bio)médico e farmacêutico. [https://www.rousselot.com/pt/].
A produção é da RENOVARTE PRODUTORA CULTURAL, [https://www.renovarte.art.br] – empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet.
SERVIÇO – “Vira e Mexe Trânsito”
Início: 14/09
Local: Educandário Nossa Senhora de Amparo
Endereço: Rodovia João Beira, s/n, Fazenda Martírio
Patrocinador: Rousselot
Viabilização: Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.