Criação musical e sustentabilidade inspiram fim de semana no Instituto Anelo

As atividades integram programação do mês da Música e Meio Ambiente que reúne crianças, adolescentes e adultos em uma série de ações formativas

 

O projeto Música e Meio Ambiente, realizado no Instituto Anelo, em Campinas, continua com todo fôlego. Nessa dobradinha, que utiliza a música como forma de inspiração para promover ações sustentáveis, crianças, adolescentes e adultos participam de uma série de ações sobre mudanças climáticas e suas implicações socioambientais.

Nesta sexta, 15, à tarde, Rogério Menezes, atual secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Campinas, aborda o tema Campinas +10 “Um panorama da questão socioambiental no município”. O bate-papo contará ainda com Amandi Buzon Rodelli, coordenador de Projetos e Educação Ambiental.

No mesmo dia, os participantes debruçam em partituras na oficina de Composição Musical, usando a temática ambiental como inspiração. A atividade será coordenada pela cantora e compositora Marisa Molchansky, formada em Música Popular pela Unicamp, com 22 anos de experiência profissional, que atualmente responde pela coordenação e gestão de projetos do Instituto Anelo.

O sábado, 16, tem início com a oficina de Horta e Compostagem, dois temas fundamentais e recorrentes para a sustentabilidade, a cargo da engenheira agrônoma Francieli da Silva, e prossegue com a roda de conversa sobre Mudança Climática e Meio Ambiente no Campo Grande, com João Gabriel, biólogo e facilitador em desenvolvimento humano e comunitário, ele é atual conselheiro da Associação ComViver de Desenvolvimento Humano.

Na segunda, 18, à noite, Marisa Molchansky realiza mais uma oficina de Composição Musical, aberta a todos os interessados em criar sons e ritmos dando-lhes sentidos e significados diversos dentro do tema proposto.

“Queremos unir a música e conscientização ambiental, utilizando a capacidade de comunicação e sensibilização das práticas musicais para reforçar a reflexão sobre temáticas tão fundamentais e atuais quanto a preservação ambiental e as mudanças climáticas.  Ao mesmo tempo em que as atividades propostas no projeto também valorizam e convidam a pensar no meio ambiente ou na sustentabilidade ambiental como matéria-prima e inspiração para o fazer musical”, apontou Fernando Meloni, coordenador do projeto.

Patrocínio

O Mês da Música e do Meio Ambiente, no Instituto Anelo, é uma ação patrocinada pela Flex Foundation, uma organização privada que concede doações a iniciativas filantrópicas apoiadas pela Flex.

Fundada em 2002, a fundação apoia e promove mudanças positivas nas comunidades onde a Flex, seus clientes, fornecedores e parceiros operam globalmente. A estratégia de doações e voluntariado da Flex Foundation está alinhada com quatro dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, abrangendo boa saúde e bem-estar, trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis e ação climática.

Instituto Anelo

O Instituto Anelo é uma associação civil, sem fins lucrativos, formalmente constituída em maio de 2000, a partir do trabalho iniciado por jovens da comunidade do Jardim Florence I, distrito do Campo Grande, município de Campinas, São Paulo, Brasil, em 1997.

Instalado em uma área distante do centro da cidade com graves problemas de estrutura urbana e grande população de baixa renda, onde as oportunidades de acesso à cultura e lazer são muito escassas, oferece educação musical para crianças, adolescentes e adultos que moram nos bairros da região, com o objetivo de promover a cidadania e o desenvolvimento pessoal, social e cultural por meio da arte.

Desde a sua fundação, a organização já impactou mais de 10 mil pessoas, com aulas de música, acesso à cultura e formação de público. Em 2023, só no primeiro semestre a entidade somou 932 alunos matriculados.

Programação

15 de setembro de 2023 | sexta-feira

14h –  Palestra:  Campinas +10 “Um panorama da questão socioambiental no município”
Palestrante: Rogério Menezes, Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com Amandi Buzon Rodelli- Coordenador de Projetos e Educação Ambiental

Público: Livre

Duração: 1 hora

Local: Auditório Anelo

15h30 às 17h – Oficina de composição musical
Oficineira: Marisa Molchansky, cantora e compositora

Público: Livre

Local: Auditório Anelo

16 de setembro de 2023 | sábado

8h30 – Oficina de Horta e Compostagem
Monitor: Franceli da Silva, engenheira agrônoma

Público: Livre

Duração: 2h

Local Sede Anelo

10h30 – Roda de Conversa sobre Mudança Climática e Meio Ambiente no Campo Grande
Facilitador: João Gabriel, Biólogo e facilitador em desenvolvimento humano e comunitário

Público: Livre

Duração: 1h30

Local: Auditório Anelo

18 de setembro de 2023 | segunda-feira

19h as 20h30 – Oficina de composição musical
Oficineira: Marisa Molchansky, cantora e compositora

Público: Livre

Local: Auditório Anelo

Observação: Esta programação é passível de alterações de acordo com a disponibilidade dos parceiros

SERVIÇO

Instituto Anelo

Rua Vicente de Marchi, 718 – Jardim Florence 1 – Campinas – SP

Inscrições para Oficinas

Faça sua inscrição pelo link abaixo em na secretaria da entidade.

Link: bit.ly/musicameioambiente

Boas Histórias Comunicação

Kátia Camargo – (19) 99141.8391

Leila Branco – (19) 98167.7441

Maria Claudia Miguel – (19) 99743.2142