Alda Peri receberá o título de cidadã benemérita de Amparo

A proposta apresentada pelo vereador Carlos Cazotti (MDB), de conceder para Alda Peri o título de Cidadã Benemérita de Amparo, foi aprovada na noite de 30 de outubro.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 28/2023 justifica a homenagem, citando que Alda nasceu em Amparo e guarda estreita relação com atividades esportivas desde sua infância. “Ainda em tenra idade, suas primeiras experiências incluíram brincadeiras infantis e partidas improvisadas em campos de futebol, jogos de queimada, barrabol e câmbio, além de aventuras destemidas em estradas, subidas e descidas de bicicleta e até ousadas incursões em boias improvisadas com pneus de caminhão durante enchentes, mostrando um espírito aventureiro e intrépido. Aos 11 anos teve seu primeiro contato com o voleibol, uma modalidade que a encantou profundamente”, diz o documento.

Depois Alda fez parte, ao longo de sua vida, de grupos de natação e voleibol dos prestigiados clubes da cidade, como o Amparo Atlético Clube e o Irapuã. Além disso, ela foi membro da fanfarra do I.E. Dr. Coriolano Burgos e da Escola Técnica de Comércio de Suzano durante sua educação escolar. Foi membro efetivo do Tribunal Regional de Justiça Desportiva da D.R.E.R. de Campinas, de 1979 a 1994, e integrou a equipe de organização dos Jogos Regionais de 1978 a 1995, atuando como árbitra em competições que envolviam mais de 60 cidades do interior paulista em várias modalidades esportivas.

“Sua dedicação ao esporte não se limitou apenas ao âmbito escolar e regional, pois Alda participou de campeonatos de grande destaque, como o Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Campeonato Iberoamericano. Em 1996, após se aposentar da rede estadual, Alda assumiu como professora efetiva na Prefeitura Municipal de Amparo, na Secretaria Municipal de Esportes, onde continuou a impactar a comunidade com seu trabalho. Ela também atuou como professora junto à APAE, SEPI e Educandário, além de coordenar as modalidades esportivas para a terceira idade a partir de 2000”, acrescentou Cazotti.

A vereadora Rosa Montini (PSDB) ressaltou que Alda é muito querida entre os conhecidos. “Ela é muito amiga das amigas. Tenho muito carinho por ela e fico feliz de ver a votação desse título”, disse.