Amparo investe na educação inclusiva e contará com 90 professores de apoio nas escolas municipais em 2024

Para o ano letivo de 2024, a Prefeitura de Amparo anuncia uma iniciativa significativa no campo da educação, reafirmando seu compromisso com a inclusão e qualidade do ensino. A partir do próximo ano, as escolas municipais serão fortalecidas com a presença de aproximadamente 90 professores concursados, especificamente designados para atuar como profissionais de apoio.

Esses educadores, devidamente habilitados e com experiência, integrarão as equipes escolares, colaborando diretamente com os professores das salas regulares. Seu foco principal será oferecer suporte diferenciado aos alunos da educação especial e aqueles com outras necessidades específicas, contribuindo para a promoção de um ambiente educacional inclusivo.

O Secretário Municipal de Educação, Sérgio José Fagundes Junior, destaca a importância dessa medida. “Fizemos uma reorganização do sistema e estamos comprometidos em proporcionar ainda mais uma educação de qualidade, inclusiva e acessível a todos os nossos alunos. Os professores de apoio desempenharão um papel crucial, trabalhando em estreita colaboração com os educadores das salas regulares para garantir que cada estudante receba a atenção personalizada necessária para seu pleno desenvolvimento”, disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, esses professores são concursados, possuindo habilitação para o exercício do magistério. Além disso, já fazem parte da rede municipal, mantendo um vínculo funcional direto com o ambiente educacional.

A reorganização das escolas municipais é uma resposta ao compromisso de Amparo com a educação inclusiva. Desde 2006, o Programa de Educação Inclusiva tem sido uma força motriz para transformar as escolas em ambientes cada vez mais inclusivos, independentemente de qualquer situação.

Além dos educadores de apoio, toda a rede de ensino contará com o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse serviço visa apoiar os profissionais na identificação e eliminação de barreiras à aprendizagem, fornecendo recursos pedagógicos e de acessibilidade, além de atender às necessidades específicas dos alunos da educação especial.

Para o prefeito da Estância de Amparo, Carlos Alberto Martins, essa é mais uma das ações que visam atender as prioridades da educação do município e ainda reforça que é necessário tomar cuidado com notícias falsas que estão circulando nas redes sociais.

“Quero tranquilizar as mães, pais e professores, pois continuarei com o meu propósito, previsto no meu plano de Governo em realizar ações que melhorem ainda mais a educação nas escolas, sobretudo a educação inclusiva. É preciso ficar atento, principalmente neste período, às notícias que não condizem com a verdade – Fake News – que só prejudicam o andamento do nosso trabalho. Vamos cada vez mais dar resultados e integrar os alunos, para que tenhamos um futuro mais inclusivo e com responsabilidade”, afirmou o prefeito.