Campinas (SP) recebe espetáculo “Reciclando com as Latas Mágicas” com o objetivo de ensinar crianças sobre a importância de reciclar
Peça será apresentada no dia 26 de março e visa instruir os alunos nos cuidados e preservação da natureza
Será apresentada em Campinas, na Casa Maria De Nazaré Casa Hosana Unidade III, no dia 26 de março, a peça infantil “Reciclando com Latas Mágicas”. O espetáculo é gratuito, aberto ao público e terá um intérprete de libras.
A peça conta a história de Pedrinho, um garoto esperto que adora agir da maneira correta em relação ao meio ambiente. Um dia, ao passar por um lixão, sente muita tristeza com o que vê e vai para casa refletindo sobre o assunto. Ao se deitar, recebeu a visita das Lixeiras Plástricia, Papélida, Metalindo e Vidron, que representam a Coleta Seletiva. Juntos, eles têm a missão de educar a todos sobre como fazer a coleta seletiva e informar quanto tempo cada resíduo reciclável demora para desaparecer da natureza.
Durante a apresentação, será abordada a importância da reciclagem, o funcionamento da coleta seletiva e os benefícios da separação do lixo para o meio ambiente.
No Brasil, cerca de 96% dos resíduos produzidos não são reaproveitados. Em 2022, o país só reciclou 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos gerados. O restante foi destinado aos aterros controlados, lixões a céu aberto, ruas e praças.
De acordo com a última edição do Panorama dos Resíduos Sólidos, publicada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe), o Brasil perde pelo menos R$ 14 bilhões todos os anos em resíduos recicláveis descartados nos lixões e aterros sanitários irregulares.
Segundo pesquisa Ibope, mais de 70% dos brasileiros não separam o lixo em comum e reciclável. Ainda conforme os dados do estudo, cerca de 77% dos brasileiros sabem que os plásticos são recicláveis, mas não descartam os resíduos de forma adequada.
Dessa forma, o objetivo principal da peça “Reciclando com as latas” é ensinar as crianças sobre a importância da reciclagem, despertando o desejo de modificar a cultura dos lares.
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Reciclando com as Latas Mágicas” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Clauvi Produções, apoio da Sancell e Incentivar.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“Reciclando Com As Latas Mágicas” em Campinas (SP)
Datas, horários e locais:
26/03 – 9h00
Instituição: Casa Maria De Nazaré Casa Hosana Unidade III
Endereço: Rua Benedito Etelvino Alexandre, 353 Satélite Íris.