Einstein realiza mutirão de cirurgias eletivas em Amparo
Projeto de extensão dos alunos de Medicina do Ensino Einstein organiza expedição para atender pacientes que aguardam na fila do SUS
Para apoiar o sistema público de saúde, o Projeto Kavanah realiza, entre os dias 29 e 31 de março, um mutirão de cirurgias de pequena e médiacomplexidades na cidade de Amparo. 0 projeto de extensão é uma iniciativavoluntária dos alunos de Medicina do Ensino Einstein e os procedimentos seräo realizados no hospital Santa Casa Anna Cintra, com suporte operacional de professores, médicos e equipe multidisciplinar da faculdade e do corpo clínico do Einstein.
Com uma populaçäo de cerca de 68 mil habitantes, segundo o censo de 2022, Amparo é a terceira cidade a sediar uma expedição do Kavanah, que já passou pelas cidades de Aparecida de Goiânia(GO) e Muzambinho(MG).0 projeto de extensão atenderá munícipesque aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de cirurgias eletivas. “Estamos em contato com a Santa Casa da cidade há meses, para melhor compreender suas demandas e alinhar nossa prática com a equipe local”, afirma Fernanda Leitzke, aluna de Medicina do Ensino Einstein, uma das fundadoras e atual diretora Geral do Kavanah.
“No Brasil, mais de um milhão de pessoas estão na fila para a realizaçăo de procedimentos eletivos e essa espera pode chegar a seis anos em algumas cidades. Estamos muito felizes em contribuir com o sistema de saúde local e trazer saúde especializada à população de Amparo”, afirma o Dr. Daniel Magalhães, integrante do corpo clínico do Einstein e coordenadormédiœ do Kavanah.
0 projeto tern apoio institucional do Dr. Bruno Muller, coordenador cirúrgico do Einstein, e coordenação acadêmica do Dr. Leandro Luongo de Matos, professor do ensino Einstein. Serão realizados procedimentos como histerectomias, laqueaduras e cirurgias de correção de hérnia. A expediçăo contará com, aproximadamente, 40 voluntários, entre alunos, anestesistas, cirurgiões gerais, ginecologistas e obstetras e equipe multidisciplinar.
A expediçäo em Amparo conta com apoio das empresas Tozzini Freire, Confiance, Vemed, Bhò Supply, EndoMedical, Bip Privativos e Jalecos, Mission Chocolates, Di Siena Chocolates e o Centro Acadêmico Anna Turan.