Itapira alcança primeira posição da região no relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos
Itapira destaca-se mais uma vez como referência em gestão ambiental ao conquistar posição de destaque no recém-publicado Relatório Anual do Índice de Gestão dos Resíduos (IGR) de 2024, que foi elaborado com base no ano de 2023.
Implantado desde 2008, o IGR tem como objetivo avaliar a eficácia da gestão de resíduos sólidos nos municípios paulistas, identificando pontos fortes e áreas de melhoria, além de subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o aprimoramento da gestão ambiental.
De acordo com informações fornecidas pela plataforma do Governo do Estado de São Paulo, e confirmadas pelo biólogo e diretor da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) Anderson Martelli, Itapira obteve uma pontuação de 8,7966 pontos, classificando-se como uma gestão altamente eficiente. “Essa conquista posiciona o município na 26ª posição em todo o estado e em 1° lugar entre os 43 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Mogi-Guaçu (CBH-MOGI)”, destacou Martelli.
A gestora ambiental Camila Bonelli de Milano, que trabalhou ao lado de Martelli no levantamento das informações, destaca que as ações implementadas pela Prefeitura foram determinantes para esse resultado expressivo. “A eficiência na gestão de resíduos sólidos não apenas reflete um compromisso com o meio ambiente, mas também promove a saúde pública e o bem-estar da comunidade”, afirmou.
O prefeito Toninho Bellini agradeceu e parabenizou os envolvidos no resultado. “Parabenizamos a toda a equipe da Prefeitura envolvida na gestão de resíduos sólidos pelo excelente resultado nesse relatório e também à Ascorsi, pelo trabalho realizado no município com os materiais passíveis de reciclagem. Esse excelente desempenho destaca o nosso compromisso contínuo com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Link do relatório: