Festas juninas movimentam o Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa Campinas
Crédito: Divulgação
Temporada representa aumento entre 65% e 127% na oferta de itens típicos da época como amendoim, gengibre, coco seco e milho verde
A temporada das tradicionais festas juninas e quermesses, celebradas nos meses de junho e julho, movimenta o Mercado de Hortifrutigranjeiros da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas). O aumento na oferta e no volume de comercialização fica por conta dos itens que fazem parte dos principais pratos típicos da celebração popular como o gengibre, o milho verde, a batata-doce e o coco seco.
Puxados pelo período de festas juninas, os permissionários do Mercado de Hortifrúti se preparam para atender a demanda de procura pelos itens que compõem a confecção dos quitutes tradicionais. Neste período, há um aumento da oferta dos produtos que varia 65%, como é o caso do gengibre, e 11, 38% como no caso do milho verde. Num comparativo com o mês de abril, o amendoim, por exemplo, teve um aumento de 127,35% na oferta. Já o coco seco atingiu um crescimento de 37,12% na oferta.
No comparativo de preços no atacado, a maioria dos produtos manteve estabilidade, proporcionando aos consumidores a possibilidade de aproveitar as festas sem pesar no bolso. Os destaques ficam para o gengibre, que registrou uma queda de 12,26% no preço, e o milho verde, que teve uma redução de 8,06% .
Conforme Ricardo Munhoz, gerente do Mercado de Hortifrutigranjeiros e responsável pelo departamento de Agricultura da Ceasa, o período festivo impulsiona a oferta de produtos típicos com aumentos significativos em praticamente todas as categorias, refletindo no esforço dos produtores em atender à demanda sazonal. “Além do aumento na oferta, a estabilidade dos preços na maioria dos produtos garante que as celebrações juninas sejam acessíveis para todos”, afirma Munhoz. “Desta forma, a Ceasa cumpre seu papel de central de abastecimento eficiente, equilibrando oferta e demanda de forma a beneficiar tanto produtores quanto consumidores durante esse período festivo”, ressalta o gerente.
Pratos típicos, danças e brincadeiras
Os principais pratos típicos e quitutes das festas juninas são pamonha, curau, bolo de milho, pinhão, pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, arroz-doce, cuscuz, maçã do amor, milho cozido e tapioca.
As bebidas são o quentão, o vinho quente, a batidinha de amendoim e o quente de milho. Já as diversões ficam por conta da dança típica, forró, bingos e brincadeiras para crianças e adolescentes como a cadeia, a pesca, e o correio elegante.