RESTAURO DA MATRIZ AVANÇA–3 CIDADÃOS EM CAMPO – II

A Comissão PRÓ RESTAURO da Capela Santa Maria do Jaguary de 1894, marco da fundação da cidade de Jaguariúna, lança-se incansavelmente em visitas a fim de angariar fundos para a manutenção deste trabalho de salvamento de um dos mais importantes patrimônios históricos, artísticos e arquitetônicos de Jaguariúna.

Já há famílias e comerciantes que se dispuseram a uma contribuição mensal de um ano, outros, enquanto durar o Restauro, de acordo com suas possibilidades, depositando na conta bancária específica no Banco do Brasil, agência 2.200-4, conta nº 11.739-0, outros fazem PIX restauromarcozero@hotmail.com , há tempo fiéis entregam pessoalmente sua colaboração para tão grande causa.

O cofre da Matriz Centenária com foto de Padre Gomes está na Matriz Nova recebendo contribuições. Já recebemos joia, trabalhos finos em crochê como doação para sorteios beneficentes. Necessitamos de equipe de pessoas que executem tais realizações beneficentes. Foi-nos cedido o espaço no Hotel Jaguari para um jantar dançante beneficente ao Restauro. Aguardamos adesões de voluntários que nos deixem seus telefones para uma Reunião de Organização e Planejamento. Somos só três cidadãos: Antônio Galvão de Queiroz (GALMAQ) Therezinha Chiavegato Marion (Artigos Religiosos São Judas Tadeu) e Tomaz A. Pires (Casa da Memória Pe. Gomes) que têm saído a campo para angariar fundos para a manutenção dos trabalhos de restauro.

Começaram no último maio. Os munícipes estão conscientizando-se de que se trata de salvar um patrimônio no Estilo Gótico e Barroco Alemão. A comissão aguarda adesão de todos os fiéis, cidadãos e dos Poderes Públicos: Executivo, Câmara Municipal, Judiciário e, das empresas que constituem este Parque Industrial. Apelamos para os cidadãos que aqui residem e exercem cargos nas mesmas que divulguem junto aos Departamentos Culturais tal restauração. E, que, possivelmente, agendem a nossa visita para levarmos tal Projeto ao conhecimento dos gerentes e proprietários . Projeto de alto padrão, conforme exige o imóvel. Contrato com o Prof. Dr. Marcos Tognon, UNICAMP, com firma especializada para tanto.

Há um site para que todos conheçam o projeto e acompanhem sua execução. Já atingimos 122 seguidores e a publicação com 3036 visualizações nas páginas do Instagran e Facebook – “restauromatrizcentenaria” – Quanto ao forro aproxima-se o fim de sua recuperação com a aplicação do verniz antichama em toda parte de madeira e em todo madeiramento. Isto ocorreu após nova escovação tirando toda poeira do mesmo. É um retardante de chama, tem o objetivo de dificultar a ignição, a velocidade da propagação da chama e diminuir a emissão de fumaça, proporcionando maior tempo para evacuação. Este procedimento é um documento importante para retirarmos o CLCB/AVCB, juntamente com a parte civil do Para Raios e Elétrica. Houve nova aplicação de produtos preventivos contra cupim e umidade no extradorso do forro artístico da nave.

Finalizando o forro, iniciar-se-á o restauro do telhado. Concomitantemente iniciaram-se os trabalhos com para-raios com Prof. Universitário Renato, engenheiro eletricista da firma BASE. Nestas duas semanas houve obras de escavação no entorno do prédio para a valeta subterrânea onde foram instalados os cabos dispersores do sistema de para-raios e a drenagem de umidade excedente que prejudica as fachadas da Matriz. Fundas escavações de trinta por oitenta cm. Após colocados os referidos cabos foram cobertos todos por pedra brita e mangueira corrugada de aprox.5 polegadas para drenar umidade, todo o trabalho já foi concretado.

Finalizando tal sistema, virá a instalação de nova rede elétrica Deem-nos suas mãos, precisamos levantar uma soma de R$1.10 0.000,00. Esta obra é da cidade, é sua também! Divulguem para todos os seus contatos. Muito Obrigado!

Tomaz de Aquino Pires