São Paulo Enfrenta Nova Onda de Calor Após Período de Frio Intenso
Depois de um período de frio intenso, São Paulo se prepara para um retorno significativo do calor em diversas áreas do estado, incluindo a possibilidade de uma onda de calor. Uma nova e forte massa de ar quente está se estabelecendo na região central do Brasil, favorecendo a elevação das temperaturas e criando um cenário de “gangorra” térmica em algumas regiões, incluindo São Paulo.
Segundo o Climatempo, o ar quente e seco ganhará mais força a partir de sábado (17), com temperaturas mais elevadas. A onda de calor começará oficialmente no domingo, 18 de agosto, e deverá durar pelo menos até o dia 22. Na maior parte das cidades do Estado de São Paulo, as temperaturas ficarão entre 2,5°C e 5°C acima da média para o período.
Uma nova massa de ar quente, impulsionada por uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, está se formando no Brasil. Esse sistema intensifica a circulação de ventos quentes do interior do país, deixando o tempo mais seco e com temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar, que já está em níveis baixos, deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto e os riscos à saúde.
Após a recente atuação de uma forte massa de ar frio, que estabeleceu recordes de baixas temperaturas no país, a chegada dessa massa de ar quente cria um contraste significativo. Essa mudança brusca pode desafiar a saúde dos brasileiros, especialmente nas áreas que experimentarão temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média nos próximos dias.
Foto Ilustrativa