EMOÇÃO MARCA INAUGURAÇÃO DA NOVA ESCOLA MUNICIPAL CORONEL AMÂNCIO BUENO

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a nova Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno, localizada na região central da cidade e que foi totalmente reformada. A solenidade contou com a presença de alunos, pais, professores e ex-docentes, além de autoridades municipais, e foi marcada pela emoção.

A iniciativa traz de volta à educação pública municipal um prédio histórico que por muitos anos foi sede dessa unidade de ensino, marcando gerações de jaguariunenses que frequentaram suas salas de aula. O espaço foi inaugurado em tempo recorde: foram 35 dias de reforma, que contou com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços e de diversos servidores da Educação.

A reabertura do espaço reformado representa um importante passo para a educação da cidade. A unidade tem matriculados 391 alunos do Ensino Fundamental I e conta com uma equipe de 32 professores, além de monitores, agentes de gestão pública, agentes de serviços gerais, diretor, vice-diretor e coordenação pedagógica.

Inaugurado em 1946 e localizado no coração da cidade, o prédio da Escola Coronel Amâncio Bueno abrigava, desde 2009, o Paço Municipal e o gabinete da Prefeitura de Jaguariúna. Para viabilizar a mudança, o Gabinete Municipal foi transferido provisoriamente para a Fazenda da Barra.

O local passou por ampla reforma, garantindo uma infraestrutura adequada e moderna para os alunos e profissionais, com salas de aula com ar-condicionado e sala de regulação para crianças especiais.

“Essa escola é o símbolo da educação de Jaguariúna. Pais, seus filhos terão a melhor educação que Jaguariúna pode ter, com segurança, qualidade de ensino e uma equipe pedagógica preparada, com todas as salas com ar-condicionado”, disse o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto, que também é um ex-aluno da Amâncio. “Essa escola não estaria de pé se não fosse a união de todos. Muito obrigado a todos”, completou.

“É um dia histórico para a educação e a cidade de Jaguariúna. Não tenho palavras para agradecer à equipe da Educação. A escola ficou pronta em 35 dias. Obrigado ao prefeito, que me deu essa missão. E ainda temos muito trabalho pela frente”, disse a secretária de Educação de Jaguariúna, Juliana Guidi Amadeu.

“Hoje é um dia memorável para Jaguariúna”, comemorou Tomaz de Aquino Pires, que foi professor e diretor da Amâncio Bueno. Ele também foi o cerimonialista do evento de inauguração, que contou com uma homenagem aos antigos professores da escola. O primeiro a ser homenageado foi o ex-prefeito Antonio Maurício Hossri, que também foi diretor da escola.

Mariana Rodrigues de Oliveira Ribeiro, moradora do bairro Dom Bosco e mãe da Valentina, aluna do Ensino Fundamental do Amâncio, aprovou a volta da escola para o prédio original. “Achei uma boa ideia. Também fui aluna, estudei do primeiro ao sétimo ano aqui e fiquei triste quando ela fechou. Fico feliz de estar retornando e espero que a minha filha seja feliz como eu fui aqui”, disse ela, emocionada.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Valdir Parisi, o ex-prefeito Tarcísio Chiavegato, a ex-vice-prefeita Rita Bergamasco, o presidente da Câmara de Jaguariúna, Rodrigo Reis de Souza, o Rodriguinho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bernadete Hilário, o diretor do Grupo UniEduk, Flávio Pacetta, além de outros vereadores, secretários municipais, professores, alunos e servidores.

Fotos: Diego Monarin