Operação Garimpeiros: Prisões em Artur Nogueira e Itapira marcam ação contra tráfico e lavagem de dinheiro na região de Campinas
![](https://oregional.net/wp-content/uploads/2025/02/whatsapp-image-2025-02-12-at-06.45.17.webp)
Foto: Isabella Dotta/EPTV
Operação contra tráfico e lavagem de dinheiro cumpre 35 mandados na região de Campinas
Na manhã desta quarta-feira (12), a Polícia Civil de Campinas (SP) deflagrou a Operação Garimpeiros, com o objetivo de combater crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ao todo, 23 pessoas foram presas, suspeitas de integrarem uma quadrilha especializada em um tipo de maconha conhecida como ‘maconha gourmet’, que chega a ser vendida por até R$ 30 mil o quilo.
A operação, que é desdobramento de uma investigação iniciada no ano passado, cumpre 35 mandados de busca e prisão temporária nas cidades de Campinas, Artur Nogueira, Hortolândia, Sumaré e Itapira. A ação envolveu ao menos 230 policiais civis, 75 viaturas da polícia, guardas municipais e cães farejadores.
Durante as prisões, os policiais realizaram apreensões de veículos de luxo e motos, que somam pelo menos R$ 300 mil, além de armas, munições e drogas. Parte dos detidos foi presa em flagrante. A polícia acredita que a quadrilha tinha um esquema bem estruturado, movimentando grandes quantias de dinheiro e impactando a segurança e o bem-estar da comunidade.
A operação é um reflexo do trabalho contínuo das forças de segurança na região e tem como objetivo desmantelar redes criminosas que causam danos à sociedade.
Fonte: G1