Com alto desempenho no Saresp e duas premiações em 2025, Amparo tem motivos para celebrar o Dia da Educação neste 28 de abril

Amparo tem sido destaque estadual e nacional neste primeiro semestre pelos investimentos públicos em Educação. A qualidade do ensino na rede municipal, entre outros aspectos, é comprovada pelo resultado obtido no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que avalia a proficiência em Matemática e Língua Portuguesa das crianças de 2º e 5º ano. A cidade saltou de 6,29 na pontuação de 2023 para 7,21 na pontuação de 2024, um avanço de 0,92, classificado com alto desempenho.

“O resultado do Saresp neste ano é fruto dos investimentos constantes e das políticas públicas sólidas que temos implantado em todas as fases das crianças”, diz o Secretário de Educação. Nos anos de 2013, 2015 e 2017, a Educação municipal de Amparo foi considerada de médio desempenho no pelo Saresp, com índices de 4,46 (2013), 5,50 (2015) e 5,37 (2017).

O destaque no Saresp deste ano rendeu à cidade o prêmio  “Excelência Educacional”, concedido pelo Governo do Estado. Das nove unidades escolares de Ensino Fundamental de Amparo que participaram do SARESP, sete foram premiadas e receberão recursos financeiros para melhoria das condições escolares e dos resultados de aprendizagem.

No cenário nacional, Amparo também teve destaque no início deste ano com a conquista do Selo “Compromisso com a Alfabetização”, concedido pelo Governo Federal. A cidade alcançou 87 pontos e foi premiada dentro da categoria ouro, que destaca as melhores práticas eficientes para a alfabetização.

Avanços

A rede municipal de ensino de Amparo tem mais de 5 mil crianças e tem avançado com investimentos em todos os aspectos, tanto estruturais como pedagógicos. A rede conta laboratórios de informática e tablets; programas de incentivo à leitura, por meio da plataforma como o “Elefante Letrado”;  bibliotecas bem equipadas; ginásios para educação física; novos materiais pedagógicos, como os adquiridos para a Educação Financeira; e no aspecto pedagógica, formações para os professores e equipes e educação inclusiva.

EJA

Além das crianças, a rede municipal de ensino de Amparo também oferta EJA (Educação de Jovens e Adultos) na EMEF (educação Municipal de Ensino Fundamental) Gasparzinho, que atende alunos de 1ª a 4ª série alunos que não tiveram a oportunidade da formação na idade correta. As aulas ocorrerão das 7h às 21h15.