Campinas define diretrizes para o esporte pelos próximos dez anos

Conferência Municipal de Esporte recebeu propostas para a elaboração do Plano Decenal (2027-2036) com base na Lei Geral do Esporte
Mais de 180 pessoas participaram da Conferência Municipal de Esporte nesta quinta-feira, 6 de agosto, para definir as diretrizes das políticas públicas esportivas de Campinas entre 2027 e 2036. Os pilares do plano que guiará o esporte da cidade no período foram debatidos e aprovados por gestores públicos, acadêmicos, atletas e representantes da sociedade civil durante o evento realizado na sede de Campinas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
​O encontro foi fundamentado na Lei Federal nº 14.597/2023 (Lei Geral do Esporte), reforçando a prática esportiva como direito fundamental ligado à saúde, recreação, inclusão e alto rendimento. Com todas as vagas preenchidas, o evento foi consolidado como um marco de gestão democrática na cidade.
​Presente na abertura do evento, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, destacou que a conferência representa um avanço na política pública do segmento. “Discutir diretrizes com pessoas habilitadas é a possibilidade de transformação. Viver mais e bem está diretamente relacionado com o esporte pois é uma ferramenta de saúde preventiva e de inclusão. O que definimos aqui hoje não é apenas um plano de governo, mas um legado para Campinas pelas próximas gerações”, disse.
Financiamento e inclusão
​A dimensão da conferência foi reforçada pela presença da secretária estadual de Esporte, Claudia Carletto, que elogiou o protagonismo de Campinas no cenário paulista como referência ao construir um plano decenal tão robusto. “Feliz demais com a realização do evento. Não há política pública sem planejamento. Colher dados, dialogar, ouvir é fundamental. Assumo aqui o compromisso de ajudar na construção do plano, mas principalmente na execução desse plano”, afirmou.
​O secretário municipal de Esporte e Lazer de Campinas, Fernando Vanin, celebrou o engajamento do público e a qualidade do debate coletivo. ” A construção do plano decenal é pensar o futuro do esporte no município. É liberdade pra construir políticas públicas, atendendo a todos os anseios dos cidadãos do município. Discutimos financiamento, tecnologia, gestão de praças e igualdade. Agora, transformaremos este relatório no projeto de lei do Plano Decenal”, garantiu.
Eixos estratégicos do novo plano
​As discussões foram divididas em grupos de trabalho focados em três eixos centrais que estruturam a nova visão do esporte campineiro:
​Formação esportiva: centrado no esporte educacional e na iniciação esportiva de crianças e jovens, priorizando a ampliação de escolinhas e projetos de base nas comunidades periféricas.
​Excelência esportiva: voltado ao esporte de alto rendimento, estabelecendo diretrizes modernas de suporte a atletas, infraestrutura de ponta e retenção de talentos locais.
​Esporte para toda a vida: com foco no lazer comunitário, na promoção do envelhecimento ativo para a população idosa e na ampliação do paradesporto para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Integração e visão regional
​A articulação entre o conhecimento científico e as políticas públicas foi um dos pontos altos da conferência. Representantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) trouxeram contribuições sobre a aplicação de inovações tecnológicas e metodologias de avaliação de impacto social do esporte.
​A parceria entre a universidade e a gestão municipal garante que os programas esportivos sejam embasados em evidências assegurando a eficiência na prática.
​O Conselho Regional de Educação Física (CREF4-SP) também marcou presença defendendo a valorização dos profissionais da área e a segurança nas práticas orientadas.
​Voz da população
​A presença da comunidade trouxe o olhar da realidade dos bairros para o centro das decisões. Representantes dos moradores inscritos no evento destacaram a importância de propostas voltadas para a terceira idade e para as crianças da periferia.
​Próximos passos
​Todas as propostas aprovadas pela plenária serão compiladas em um relatório final que será entregue ao Conselho Municipal de Esporte e Lazer e publicado no portal da Secretaria nos próximos 30 dias. O documento servirá de base oficial para a elaboração do Projeto de Lei do Plano Decenal do Esporte (2027–2036), garantindo que as diretrizes debatidas na OAB se tornem lei para o município.