Prefeitura de Campinas abre 148 vagas para jovem aprendiz

Iniciativa da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas está com inscrições abertas pelo site oficial; objetivo é impulsionar o primeiro emprego e a qualificação de jovens na cidade

A Prefeitura de Campinas (SP) está com inscrições abertas para 148 vagas de jovem aprendiz pelo programa Vibe. A iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas é executada pela Demà Aprendiz, tecnologia social da Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração). Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo site vibejovemaprendiz.org.br.

O programa combina formação teórica e prática, com acompanhamento pedagógico e remuneração, vale-alimentação, vale-transporte e seguro de vida. A proposta é oferecer aos jovens a oportunidade de desenvolver competências profissionais e adquirir experiência no mundo do trabalho.

Para a diretora do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, a iniciativa amplia as oportunidades de ingresso dos jovens no mercado de trabalho.

“Nosso objetivo é criar caminhos concretos para que nossos jovens conquistem o primeiro emprego com qualificação de alto nível. O programa Vibe é uma ponte fundamental para a autonomia e o futuro da nossa juventude. Em parceria com a Renapsi, garantimos que os jovens campineiros tenham acesso a oportunidades reais de desenvolvimento e cidadania”, afirma.

Ana Kárita, diretora da Unidade Áurea da Renapsi, destaca a parceria com o município para a oferta das vagas. “Nosso trabalho é garantir que a aprendizagem profissional esteja conectada à realidade dos jovens e às necessidades do mundo do trabalho. A parceria com Campinas permite ampliar essa atuação no município, aproximando os participantes de novas possibilidades de desenvolvimento profissional”, explica a diretora.

Sobre a Renapsi
A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) é uma instituição sem fins lucrativos com mais 30 anos de atuação na qualificação profissional e na inclusão de jovens no mundo do trabalho. Presente nos 27 estados brasileiros, atua na implementação de programas de aprendizagem profissional em parceria com empresas e órgãos públicos.
Sua metodologia combina formação profissional, experiência prática e acompanhamento psicossocial ao longo de toda a jornada dos aprendizes. Em 2026, a instituição conta com cerca de 30 mil jovens ativos em seus programas e está presente em 725 municípios. Desde sua criação, já atendeu mais de 300 mil jovens e impactou mais de 300 mil famílias.