Hospital Veterinário da UniFAJ e Guarda Municipal de Jaguariúna iniciam parceria para doação e banco de sangue animal

O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e a Guarda Municipal de Jaguariúna iniciaram uma ação de coleta e doação de sangue animal, visando garantir constantes amostras de sangue para os animais do Hospital-Escola Veterinário (HEV) da UniFAJ, enquanto os cães da Guarda Municipal terão atendimento gratuito nas instalações.

Segundo o professor responsável pela clínica de pequenos animais do Hospital-Escola da UniFAJ, Adriano Jaskonis, a parceria veio como forma de auxiliar a rotina clínica do HEV nos casos de transfusões de sangue feitas nos animais. Com isso, os animais da Guarda Municipal poderão doar sangue para ficar em estoque no hospital.

O docente explica que todo esse procedimento requer muito cuidado, e conta com métodos específicos. “Essa ação se inicia primeiro com o atendimento clínico e laboratorial para avaliar a condição de saúde destes animais que doarão o sangue. Para tanto realizamos uma consulta e exame físico, além de hemograma com contagem de plaquetas, função renal, hepática, teste sorológico para Erlichiose e tipagem sanguínea. Desta forma temos todo histórico desses doadores. Só após avaliação dos resultados, esse animal se torna apto como doador. Em seguida são colhidas as bolsas [de sangue]”, elucida ele.

Essa ação traz benefícios para ambas as instituições, pois os alunos do curso de Medicina Veterinária da UniFAJ terão contato direto com o banco de sangue e com a prática desse atendimento específico, além de agilizar os procedimentos e necessidades dos animais do Hospital Veterinário. E ao canil da Guarda Municipal, a parceria irá proporcionar um acompanhamento clínico aos animais, que terão consultas e exames periódicos, e assim “mantendo a saúde em dia, uma vez que eles trabalham em prol do município”, aponta o docente Adriano.

 

Comentários