Prefeitura leva atendimentos especializados a moradores da Miguel Martini e entorno com o “Mais Saúde”
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguariúna divulgou hoje o balanço das ações realizadas no período das 8h às 13h do último sábado, 20 de outubro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Miguel Martini, que teve atendimento à população ampliado dentro do “Programa Mais Saúde, Menos Fila”.
Conforme Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, secretária municipal de Saúde, o “Mais Saúde, Menos Fila” atua em várias frentes e busca diminuir a demanda reprimida de atendimentos em diversas áreas do município. Os atendimentos, segundo ela, são adaptados para cada UBS e levam em conta a característica de cada região da cidade, visando atender as necessidades da população.
Com base nesse levantamento prévio, a secretária de Saúde disse ainda que os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que passaram pela UBS tiveram atendimento em consultas médicas de ginecologia, pediatria e clínico geral, procedimentos de enfermagem, psicologia, coleta laboratorial, vacinação e avaliação odontológica.
Além disso, foram realizadas orientações nutricionais (com encaminhamento para o Programa de Redução de Obesidade, quando necessário), dispensação de medicamentos e palestra sobre Câncer de Mama e a não adesão ao tratamento medicamentoso.
“Também tivemos alongamento e palestra sobre atividade física e prevenção de Câncer de Mama com o fisioterapeuta, orientações da Vigilância Epidemiológica, realização de Teste Rápido para HIV e Sífilis, e orientações dadas por profissionais do Setor de Vetores e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)”, disse Maria do Carmo. Confira aqui o Balanço estatístico das atividades registradas na UBS Miguel Martini durante a manhã de 20/10 pelo “Programa Mais Saúde, Menos Fila”:
– Consultas de Clínico Geral: 31 pacientes atendidos;
– Consultas de Ginecologia: 32 pacientes atendidos;
– Consultas de Pediatria: 3 pacientes atendidos;
– Consultas de Enfermagem: 4 pacientes atendidos com solicitação de mamografia e orientações;
– Procedimentos de Enfermagem: 96 procedimentos extra-muro e 59 procedimentos na sala de enfermagem (aferição de pressão arterial, glicemia, medicação);
– Recepção da UBS: 82 atendimentos;
– Vacinação: 7 doses de vacina;
– Coleta de Laboratório: 30 coletas;
– Odontologia: 79 pacientes atendidos e palestras educativas;
– Vetores/CCZ: 38 atendimentos/ vacinados 25 cães e 1 gato;
– Fisioterapia: orientações e palestra;
– Dispensação de medicamentos: 46;
– Vigilância Epidemiológica: 16 testes rápidos HIV/Sífilis, distribuição de uma caixa de preservativo e orientações.
– Nutrição: 38 atendimentos.