Grupo Casa Bela, de Holambra, comemora o “Mês do Rei” com descontos e promoções
O “desapego coletivo” promovido na Holanda no dia do aniversário do atual monarca, Willem-Alexander, tem sua versão brasileira com descontos de até 70% nas lojas de decoração, além de cardápio especial em restaurante. Apesar de conviver no Brasil com o regime republicano, os holambrenses saúdam o rei, seguindo as tradições dos países baixos nas datas especiais.
O rei pode estar na Holanda, mas o seu aniversário também é comemorado pelos súditos que vivem no Brasil. Em Holambra, antiga colônia holandesa localizada a 140 km da capital paulista – e que tem o nome formado pelas palavras Holanda, América e Brasil -, o comércio se enfeita com a cor laranja em homenagem à família real (Casa de Orange) e segue a tradição do “desapego coletivo”, oferecendo descontos e promoções.
O aniversário do atual monarca, Willem-Alexander, celebrado em 27 de abril, é comemorado como o Koningsdag (Dia do Rei).Na Holanda, a população tira dos armários e das estantes aquilo que não quer ou não serve mais e monta barraquinhas – ou estende tapetes no chão – para vender tudo por um bom preço no modelo de brechó conhecido na Europa como “mercado das pulgas”. O comércio de Holambra também mantém a tradição e oferece centenas de produtos para a venda com interessantes promoções. Este ano, a prefeitura decidiu comemorar a data ao longo de todo o mês de abril.
Promoções
Na Casa Bela Decorações, as promoções estão sendo concedidas para diferentes artigos de decoração, como bandejas, gaiolas, castiçais e cachepôs. Loja conceito que privilegia o trabalho de artistas plásticos, designers e artesãos da região, a Holambra by Designers está ofertando pratos, jogos americanos, canecas e xícaras, entre outros.
Sobre o Dia do Rei
Trata-se de um feriado nacional na Holanda para a comemoração do aniversário do monarca regente. As cidades holandesas, principalmente Amsterdã, promovem grandes festas ao ar livre. São realizados shows e performances nas praças, os canais ficam repletos de barcos decorados com a cor laranja (da realeza) e lotados de súditos festejando a data. O desapego coletivo que forma o “mercado de pulgas” nesse dia faz parte das comemorações.