Cooperativa Veiling Holambra

Um local deslumbrante, repleto de oportunidades que fortalece e agrega maior valor aos produtos comercializados.

O Veiling Holambra é atualmente um dos principais centros comercial e logístico de flores e plantas do Brasil. Seu sistema de pregão diário (leilão de flores e plantas), onde compradores disputam lotes em igualdade de condições, faz da Cooperativa Veiling um importante veículo para a formação de preços no mercado brasileiro, sendo referência mundial para o segmento em países da América Latina e Europa.

Inspirado no modelo existente na Holanda, onde está implantado há mais de 120 anos (1887), o Veiling utiliza três Kloks (relógios) que realizam vendas simultâneas de produtos de corte, vaso e plantas ornamentais. Um imenso painel em LED, com imagens em alta definição, exibe informações detalhadas sobre o produto a ser leiloado, tais como, foto, variedade, procedência e classificação de qualidade, além de volume disponível. Este moderno sistema reverso (Leilão) permite a venda de grandes lotes de produtos com rapidez e transparência nas negociações, sendo a agilidade sua principal característica.

O sistema é totalmente fundamentado na concentração diária de oferta e procura de produtos, sendo distribuídos simultaneamente conforme a progressão das vendas. Na tribuna, compradores de todo o país disputam os lotes ofertados. São mais de 10 mil transações comerciais realizadas nos dias de maior movimento.

Além deste modelo, a CVH conta ainda com mais duas ferramentas comerciais: um departamento especializado na intermediação de produtos, que define estratégias comerciais e acompanha as negociações diárias do mercado, onde profissionais definem em conjunto com os fornecedores, ações e oportunidades para cada tipo de produto, permitindo o fechamento de negócios diários e contratos de fornecimento para curto, médio e longo prazo; e sua web shop Veiling Online, um canal de vendas dinâmico que permite aos nossos fornecedores exporem seus produtos em uma vitrine virtual.

O conjunto destas três ferramentas comerciais (Leilão, Intermediação e Veiling Online), facilita todo o processo de vendas e proporciona total transparência às negociações. Como todo o sistema comercial é informatizado, nossos Fornecedores e Clientes acompanham as transações e ofertas geradas em todos os canais, monitorando o desempenho dos produtos e o comportamento do mercado.

Produtores – Atualmente a Cooperativa Veiling comercializa a produção de quase 400 fornecedores, de pequeno, médio e grande porte, localizados em importantes polos produtivos de diversas regiões do país. Esta concentração de produtores fornece à CVH cerca de 2.500 variedades de flores e plantas, totalizando mais de 7.000 itens diferentes. Contudo, a cada dia o mix e o volume de produtos aumenta, devido principalmente à entrada de novos fornecedores e ao lançamento de produtos e variedades.

Estrutura – A CVH possui hoje um programa logístico e infraestrutura moderna e adequada permitindo a comercialização de grandes quantidades de produtos. Ocupando uma área de 800 mil m² (80 hectares), e um prédio com mais de 130 mil m² climatizados, com condições ideais de temperatura e umidade do ar para abrigar plantas e flores em vasos, além de 7.500 m² em câmaras frias, permitindo temperaturas diferentes para acomodar corretamente produtos de corte, e cerca de 450 docas de carga e descarga disponíveis para qualquer tipo de veículo para o recebimento e embarque de produtos.

Com este aporte, a Cooperativa consegue atender mais de 600 clientes diretos, representando grande parte da demanda do mercado nacional. A CVH é hoje responsável por boa parte da comercialização do mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais, funcionando em média 52 semanas por ano, negociando 24 horas por dia 7 dias por semana. Recebendo em média 300 clientes por dia, apenas em seus leilões, conta com quase 400 colaboradores, mais de 200 deles envolvidos somente nas transações do Klok.

Automação – A implantação da moderna e eficaz tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) para controlar a circulação e distribuição de produtos e Material Circulante, foi, sem dúvida, um avanço em todo o fluxo logístico interno e externo da CVH, permitindo mais confiabilidade nos processos, evitando fraudes, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional. Entre outros ganhos, possibilita também o acompanhamento real dos registros e a conferência dos mais de um milhão de materiais circulantes ativos que a CVH possui hoje.

O sistema de distribuição por voz é outra conquista rumo à automação dos processos, esta implantação permite que toda a distribuição de produtos, provenientes tanto do Klok quanto via Intermediação, seja feita através de comandos por voz, orientando o colaborador na separação dos produtos nas quadras de distribuição, agilizando e promovendo ganhos operacionais em toda a cadeia logística.

Tecnologia – Sempre em busca de novos desafios, recentemente a Cooperativa deu um passo importante rumo ao progresso tecnológico, conquistando independência e avanços nas operações da CVH como um todo. A aquisição majoritária das ações da Match Online Brasil permitirá o desenvolvimento de novos dispositivos operacionais exclusivos nos próximos anos, visando às necessidades de sócios, clientes e da própria CVH. Uma evolução que não só acompanha o desenvolvimento e o crescimento do setor, mas também norteia todo o mercado, sendo referência e integrando toda a cadeia produtiva e comercial, possibilitando atuar com a melhor plataforma física e digital do segmento.

Gran Flora – Além de ser considerado modelo de gestão cooperativista, o moderno complexo da CVH se destaca principalmente por estar em contínua expansão, integrando facilidades e serviços, prova disto foi a implantação de seu Cash & Carry, Gran Flora. O projeto, que é uma inovação no segmento de flores e plantas no Brasil, é composto por uma estrutura predial com mais 12 mil m² totalmente climatizados que abriga os segmentos de Flores de Corte, Produtos Envasados, Plantas Ornamentais e Acessórios.

Com amplo estacionamento subterrâneo, áreas para carga e descarga, praça de alimentação e ligação interna com o Veiling, esta ampla área tem como premissa atender aos mais diversos clientes do segmento, oferecendo a eles conforto, segurança, qualidade e funcionalidade, tendo a disposição o mais completo mix de produtos e acessórios do ramo através da atuação de nossos parceiros.

Pensar a organização como sendo um organismo vivo, assim é a relação da cooperativa com o ambiente que a cerca, bem como com as diversas estruturas que a compõem, estando pronta para novos projetos e trabalhos que venham agregar conhecimento e valores à sua instituição, tornando-a o melhor e o mais completo centro comercial de Flores e Plantas do país.

A admissão de novas empresas produtoras, incorporando novos e importantes sócios que contribuirão com sua experiência, produtos e visão de mercado, e o credenciamento de novos clientes, de diversos segmentos, assim como parcerias profissionais e comerciais, sem que, no entanto, fragilize sua base cooperativista; preservando sempre sua identidade, valores e objetivos comuns à CVH, faz com que nos dediquemos com afinco para o alcance de nossa missão: Fortalecer e inovar os negócios de flores e plantas ornamentais com produtos e serviços de qualidade, despertando nas pessoas, bem-estar e emoção. Viabilizar para os associados, clientes e colaboradores o constante crescimento com solidez e transparência, visando à sustentabilidade do sistema cooperativista.

 

Comentários