ESTUDANTES DE ESCOLA MUNICIPAL DESENVOLVEM PROJETO E APRESENTAM EM EVENTO REALIZADO VINHEDO
Feito de material reciclável como papelão e caixa de madeira o projeto Fliperama da tabuada foi desenvolvido em sala de aula e neste fim de semana apresentado no Festival de invenção de criatividade, em Vinhedo.
Foram 8 alunos dos 5º ano, do ensino fundamental da escola municipal Dr. Franklin de Toledo Piza Filho, de Jaguariúna que junto com a professora de informática, Inaiara da Silva Santos, trabalharam no vídeo game durante uma semana.
Segundo a professora, o objetivo era desenvolver a cultura “maker”, que significa faça você mesmo. No projeto, os estudantes teriam que utilizar tecnologia e material reutilizado.
“Tendo em vista o aprendizado de maneira mais prática e lúdica na unidade escolar, abordamos a cultura “maker” a fim de desenvolver e estimular a criatividade de nossos alunos”, afirmou a Cristina Catão.
Para motivar ainda mais os estudantes o projeto foi inscrito e aprovado para ser apresentado na mostra interativa do Festival de invenção de criatividade de Vinhedo que aconteceu neste sábado, dia 19. O evento teve a participação de várias escolas públicas e particulares da região.
Entre tantos projetos o fliperama dos estudantes de Jaguariúna mostrou que com muito pouco é possível desenvolver um jogo com um personagem que faz contas de matemática e tem que passar por 15 fases diferentes. Quantos mais perguntas o jogador acerta, mais pontos faz.
“O resultado foi acima das expectativas e satisfatório. Os alunos aprenderam muito principalmente de matemática e informática”, disse a professora de informática.