A escolha do peixe impacta no sabor dos pratos

Docente de Mogi Guaçu dá dicas de como comprar um produto de qualidade e acertar no preparo das receitas para a Sexta-feira Santa

No período da Quaresma, que antecede à Sexta-feira Santa e à Páscoa, principalmente os cristãos mudam a alimentação substituindo a carne vermelha por peixe. O preparo do prato, para ficar saboroso, começa na compra do pescado, que tem de ser rigorosamente fresco. Para acertar na escolha, o docente de gastronomia do Senac Mogi Guaçu, Paulo Pereira de Resende, dá algumas dicas para ninguém errar e conseguir selecionar um produto de qualidade.

O cheiro, bastante característico, é a primeira orientação para identificar se o peixe está fresco. Outra é observar se as escamas estão soltando facilmente. O especialista sugere apalpar o produto com o dedo, profundamente, retirar e verificar se a pele volta sem deformar. “As guelras (parte localizada no fim da cabeça) devem estar avermelhadas, num tom bem vivo, e os olhos brilhantes e salientes, nunca afundados”, explica.

As espécies de peixe – robalo, pescada branca e piramutaba – são boas opções para produzir receitas apropriadas para servir no almoço ou jantar da Sexta-feira Santa, obviamente, além do tradicional bacalhau à moda Gomes de Sá – acompanhado por batatas, cebola e ovos cozidos. “O badejo é outra alternativa para o preparo desses pratos. É um peixe de água salgada e fica muito saboroso se grelhado com o molho belle meuniére. O piramutaba é um peixe de rio que fica muito bom na preparação de moqueca”, diz Resende.

Workshop de peixes

Para saber mais sobre o preparo de receitas com peixes, que atende principalmente essa época, o Senac Mogi Guaçu está com inscrições abertas para o Workshop de Peixes – grelhados e assados, marcado para 29 de março, das 19 às 22 horas. O docente Paulo Pereira de Resende ensinará técnicas de cortes, preparo de temperos e acompanhamentos de peixes de água doce e salgada, levando em conta a escolha dos produtos, a cocção e a finalização. Valor do investimento: R$ 45.

Serviço

Workshops de Peixes – grelhados e assados

Data: 29 de março, das 19 às 22 horas

Investimento: R$ 45

Local: Senac Mogi Guaçu
Endereço: Rua Adelino Damião, 55 – Jardim Paulista
Informações: www.sp.senac.br/mogiguacu

 

Comentários