Abertura do Projeto Gota d’Água 2020 será no dia 15 de abril, com live sobre a agenda 2030

O Consórcio PCJ promoverá no próximo dia 15 de abril, às 11h, a abertura oficial do Projeto Gota d’Água – 2020, através de uma live dupla na conta da entidade no Instagram, com a assessora de projetos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Larissa Cervi, que debaterá a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o planejamento futuro dos municípios.

O tema das capacitações do Gota d’Água nesse ano será “Os ODS na construção do mundo que queremos”. Os encontros serão mensais e todos virtuais, por meio da plataforma da Escola da Água e Saneamento (escola.agua.org.br), devido às medidas de isolamento social impostas pelas autoridades diante da crise do coronavírus.

A primeira capacitação do projeto estará disponível, no dia seguinte à live, em 16 de abril. Ao todo serão dez capacitações virtuais até o final do ano. O Seminário de avaliação dos projetos e a premiação de “Destaques do Ano” e de “Sua Gota faz a Diferença” está previsto para ocorrer no final de novembro.

Nesse ano, assim como ocorreu nos anteriores, os municípios terão de produzir vídeos sobre a aplicação do projeto com os alunos atendidos pela iniciativa e, assim, concorrer a premiação. No segundo semestre, o Consórcio PCJ irá liberar as regras para produção dos vídeos e a data de inscrição dos produtos audiovisuais.

Para a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Andréa Borges, o tema do Gota d’Água desse ano veio bem a calhar com o momento que o planeta está passando. “Os ODS nos apontam para o mundo que vamos querer viver daqui uma década, o que necessitará a união e participação de todos no empenho de atingir essas metas. Atualmente, com a crise gerada pelo coronavírus, o que mais tem sido evidenciado é a importância da humanidade se unir e esse será nosso foco com o Gota d’Água em 2020”, explica.

A live com Larissa Cervi ocorrerá na conta do Consórcio PCJ no Instagram (@consorciopcj), a partir das 11h, do dia 15 de abril. Não é necessário inscrição prévia, basta acessar o Instagram, buscar pela conta do Consórcio e assistir ao debate. As perguntas poderão ser feitas ao vivo. No dia seguinte, a primeira videoaula das capacitações do projeto estará disponível na plataforma Escola da Água.

Sobre o Projeto Gota d’Água
O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2014, passou a fazer parte do “Projeto Gota d’Água: #PreserveCadaGota”. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ. Em 2020, as capacitações têm como proposta debater o tema “Os ODS na construção do mundo que queremos”, com o objetivo de envolver a comunidade e o setores público e privado na busca por atingir as metas da agenda 2030.

 

Comentários