Abril Marrom: Saúde e clínicas se unem para mutirão com 1 mil de consultas oftalmológicas

Crédito: Arquivo/ PMC

Ação começa nesta quarta-feira, 10 de abril, e segue até junho. Pelo menos 1.015 vagas já foram disponibilizadas para pacientes na faixa etária de 15 a 40 anos em diversos locais

A Secretaria de Saúde de Campinas e 11 clínicas oftalmológicas se unem a partir desta quarta-feira, 10 de abril, para realizar um mutirão de pelo menos 1 mil consultas gratuitas para pacientes na faixa etária de 15 a 40 anos. A iniciativa faz parte do “Abril Marrom – Visão para todos”, campanha que tem o propósito de conscientizar sobre os exames para prevenção da cegueira.

As ações em Campinas devem ocorrer até o mês de junho. Até esta terça, 9, já foram definidas 850 vagas para atendimentos na Policlínica 2 e mais 165 em 11 clínicas particulares. Os pacientes assistidos são os que já aguardavam por uma consulta no SUS Municipal e, neste caso, os agendamentos são feitos diretamente pela Administração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente, e 60% a 80% deles são evitáveis.

A coordenadora da Área Técnica de Especialidades, Renata Cauzzo Zingra Mariano, destacou a importância dessa parceria público-privada para ampliar o acesso aos cuidados oftalmológicos. A iniciativa visa não apenas atender à demanda existente, mas também conscientizar sobre a necessidade de exames regulares para evitar problemas de visão.

“Tivemos uma conversa entre secretaria e Associação de Oftalmologistas de Campinas para a gente fazer uma parceria público-privada para atender os pacientes neste mês. Com isso, temos um aumento da oferta para identificar os pacientes que estão necessitando de óculos e conscientizar sobre exames regulares para evitar a cegueira”, explicou.

Os médicos e instituições que já aderiram à parceria com a Secretaria de Saúde foram: Adriana Valim, Aron Guimarães, Luiz Melhado, Cleso Filho, Karla Oda, Luisa de Souza Campos, Leoncio de Souza Queiroz, Carlos Arce, Rafael Morandi, Flavio Sartori, Mila Wiermann e Heryberto Alvim, André Raad Camargo, Clínica Holanda de Freitas, Clínica Raskin, Penido Burnier, Larissa Pegorin, Luis Fernando Valente e Clínica Oftalmocenter.