Ação contra mosquito Aedes começa sábado

Funcionários de todos os setores da Prefeitura Municipal de Itapira realizam a partir deste sábado, dia 2 de abril, em todos os bairros da cidade, a Operação Rapa Tudo. A ação, que acontece até o domingo, dia 3, visa fazer uma limpeza completa da cidade para evitar o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zikavírus e da chickungunya.

Para fazer a limpeza completa da cidade, as Secretarias Municipais de Saúde e de Serviços Públicos, que coordenam os trabalhos, solicitaram à população que depositassem até sexta-feira nas calçadas todo material inservível que esteja em quintais, terrenos baldios e até mesmo dentro das casas. Podiam ser depositados entulho, móveis velhos, restos de madeira, pneus usados e outros tipos de material inservível. A orientação era a de que o lixo orgânico, como, por exemplo, restos de cozinha, não fossem misturado com estes materiais, e colocado nos locais costumeiros para retirada pelas equipes de coleta.

Todo o material recolhido nestes dois dias será imediatamente enviado para pontos de descarte adequado. Durante a ação, as equipes da Prefeitura, que estão recebendo há vários dias o reforço de voluntários, distribuirão folhetos de orientação à população sobre dias para descarte de lixo orgânico, de material reciclável e de entulho.

A ideia é de que a partir da Operação Rapa Tudo, com a cidade completamente limpa, a população colabore em caráter permanente fazendo a limpeza de seus quintais e terrenos mas fazendo a disposição correta dos resíduos para retirada pela Secretaria de Serviços Públicos. Por esta razão, concluída a Operação Rapa Tudo será intensificada a vigilância na cidade, com emissão de multas para todos aqueles que jogarem lixo de qualquer espécie em áreas públicas ou descartarem na calçada entulho em períodos em que não há coleta.

Para a Operação Rapa Tudo a Secretaria de Serviços Públicos utilizará nove máquinas de médio e grande porte, 22 caminhões de carroceria e 20 caminhões basculantes. Durante a semana, o empresariado itapirense se agregou à ação e doou parte dos materiais necessários e colocou à disposição da Secretaria veículos e máquinas, atendendo pedido pessoal do prefeito José Natalino Paganini. “Este é um momento de união de todos, em que nenhum esforço pode ser poupado e nenhuma ação pode ser deixada de lado”, afirmou.

 

Comentários