Ação da Prefeitura de Jaguariúna nas estrada rurais melhora escoamento da produção e acesso de estudantes à escola

O uso adequado do solo, sobretudo na zona rural, coloca a Prefeitura de Jaguariúna em ação de forma rotineira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços (SEOS). Dentre as ações realizadas está a manutenções nas estradas rurais do município, visando a proteção e conservação do solo, com o devido acompanhamento técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Divisão Agropecuária.

A manutenção das estradas rurais municipais está diretamente ligada ao controle de erosão e perda de solo, visando dar condições adequadas do uso do solo. O objetivo é dar melhores condições ao desenvolvimento da agropecuária local, além de facilitar o acesso e deslocamento da população. No que diz respeito à economia, as melhorias feitas beneficiam também as condições de transporte de insumos e escoamento da produção.

Os principais beneficiados pela ação da Prefeitura são os pequenos e médios produtores rurais, que têm suas atividades facilitadas com a manutenção dos trechos críticos das estradas de terra. Com o leito carroçável em boas condições a segurança dos usuários é maior e o fluxo de veículos de passeio e de máquinas facilita o escoamento da produção. Assim, é garantida a dinâmica do setor agropecuário e o transporte de estudantes na zona rural.

Desde janeiro de 2019 a Secretaria de Obras e Serviços de Jaguariúna já executou a manutenções em sete estradas rurais do município através da compactação do solo e o espalhamento de cascalho médio britado, totalizando 31,2 km lineares. A adoção de práticas de manutenção de solo é necessária para prevenir e evitar a erosão nas estradas rurais do município.

Reportagem: Aluízio Santana
Fotos: Ivair Oliveira

 

Comentários