Ação educativa sobre acidente de trabalho

A coordenação de saúde do trabalhador da Prefeitura de Conchal, dirigida por Andressa Laurindo, promoveu na quarta-feira (19), na Câmara Municipal, uma Ação Educativa sobre RAAT – Relatório de Atendimento ao Acidente do Trabalho -, e CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho, com a participação de Técnicos em Segurança do Trabalho, representantes de empresas e funcionários da saúde. O evento foi em parceria com a Cerest – Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, de Rio Claro.

Durante a ação foi examinada a atual situação da saúde do trabalhador do município de Conchal e as possíveis melhoras. O fisioterapeuta da Cerest de Rio Claro, Paulo, relatou que as vítimas de acidentes de trabalho podem ser atendidas, tanto na rede pública, quanto na rede privada. “No hospital, o médico já preenche o RAAT, que é entregue ao paciente para abertura da CAT (empresa), inclusive à Previdência Social, a qual é responsável pelo afastamento do empregado”, disse ele.

Foi lembrado, ainda, que um decreto encontra-se em fase final de redação, em que as entidades que prestam serviços de saúde ficam obrigadas a enviar relatório ao Departamento de Saúde local e à coordenadoria que cuida da saúde do trabalhador.

 

Comentários