Acervo fotográfico da Casa Menotti começa a ser digitalizado

Menotti Del Picchia veste o fardão da Academia Brasileira de Letras

Dando continuidade ao trabalho de digitalização de fotos históricas do município, o coordenador do Museu Histórico e Pedagógico de Itapira, Eric Apolinário, iniciou no último dia 6 de fevereiro a digitalização dos negativos do acervo fotográfico pertencente à Casa Menotti Del Picchia. Desde o ano passado, a Casa está fechada para visitação devido ao trabalho de levantamento, organização e catalogação de acervo.

Os negativos passam por um processo de higienização e depois de digitalizados há uma pequena correção de cor para deixar as imagens mais nítidas. “Após anos guardados, os negativos acabam sofrendo com a ação do tempo e do armazenamento. Por isso é feito um tratamento nas imagens, mas sempre com o cuidado de mantermos uma cópia da original sem qualquer edição”, explicou Apolinário, que já participou de diversos cursos de conservação museológica.

 

 

Dentre as imagens já digitalizadas, há uma de Menotti ao lado de Jácomo Mandatto durante a década de 70 em visita à famosa ‘Casa da Avenida Brasil’, residência do poeta em São Paulo. Jácomo manteve uma amizade muito sincera e próxima com Menotti, o que proporcionou a doação ainda em vida de seu acervo para Itapira.

Em outra foto, Menotti Del Picchia veste o fardão da Academia Brasileira de Letras. Há também uma da década de 70 registrada durante inauguração do busto que homenageia o escritor e que inicialmente foi instalado no interior do Parque Juca Mulato com o seu rosto voltado para o bairro Cubatão. Na outra, está Menotti ao lado de Jácomo Mandatto na Casa do Poeta, em São Paulo, no ano de 1986, que mostra Mandatto exibindo o cartaz da 5ª Semana Juca Mulato.

Década de 70. Inauguração do busto que homenageia o escritor (com correção de cor)

Ao término da digitalização, as fotos serão catalogadas e depois irão compor o acervo da Casa Menotti Del Picchia, que posteriormente também estará disponível para consulta pública. Até o momento, já foram digitalizadas mais de 180 imagens dos negativos. Outras cerca de 50 ainda estão sendo trabalhadas. Além dos negativos, a digitalização também ocorrerá com as fotos em papel, manuscritos, documentos, cartas e outras peças do acervo.

Créditos: Acervo Casa Menotti Del Picchia/ Itapira

 

 

Comentários