Acidentes de trânsito reduzem em Mogi Guaçu

O número de acidentes de trânsito em Mogi Guaçu vem sofrendo redução desde 2013, apesar do aumento crescente da frota de veículos registrados no Município. Em termos percentuais, a queda foi de 55% no ano de 2015, quando foram registrados 134 acidentes, em relação a 2012, que fechou com 293 ocorrências, a maioria com vítimas.

Os dados constam de estatísticas da SOV (Secretaria de Obras e Viação), gestora da fiscalização de trânsito, e são baseados em boletins de ocorrência da Guarda Civil Municipal. O secretário de Obras e Viação, Salvador Franceli Neto, atribui o resultado às intervenções realizadas a partir de 2013 para aumentar a segurança nas vias públicas.

Nos últimos três anos, a SOV efetivou a readequação de mãos de direção, eliminou pontos de conflitos e cruzamentos perigosos, instalou mais semáforos e radares na região central e na periferia. A sinalização de trânsito horizontal e vertical em bairros onde não existia e as novas faixas para pedestres, padronizadas sobre fundo vermelho, também contribuíram para a diminuição dos acidentes.

A implantação de mão única nas ruas Paula Bueno, Manoel de Paula, Presidente Vargas e Francisco Franco de Godoy Bueno (em frente ao Buriti Shopping) foi outro componente importante. Depois da eliminação do cruzamento com a Rua Francisco Franco de Godoy Bueno e da separação das pistas por prismas de concreto, a Avenida Brasil deixou de ser cenário de frequentes acidentes fatais.

Os poucos acidentes ocorridos posteriormente, incluindo dois com vítimas fatais, não foram causados pelas intervenções e nem em decorrência delas. O fato é que o conjunto de ações efetivadas pela SOV para melhorar a segurança no trânsito de um modo geral tem apresentado resultados positivos.

O número de acidentes caiu de 293, em 2012, para 251, em 2013. Uma diminuição de 14,33%. E continuou em declínio em 2014, que registrou 199 ocorrências, o que corresponde 20,72% a menos. Em 2015, ano que fecha as estatísticas com 134 acidentes, a diferença foi de 32,66% em relação ao ano anterior e de 55% a menos que em 2012.

A diminuição dos acidentes assume contornos ainda mais significativos, considerando o aumento da frota registrada em Mogi Guaçu, de 110 mil veículos atualmente, a maioria carros e motos. Essa quantidade equivale a um veículo para 1,5 habitante, considerando uma população de 150 mil habitantes. Em 1970, o Município tinha 3 mil veículos registrados, ou um veículo para cada 15 dos 45 mil habitantes à época.

 

Comentários