Agosto Dourado tem início nesta quarta, dia 9

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde, abre nesta quarta-feira a programação da campanha Agosto Dourado, na UBS Florianópolis às 9h, com uma roda de conversa entre profissionais da saúde como pediatras, ginecologistas, obstetras e enfermeiros com gestantes e mães que estão no período de amamentar. Durante todo o mês, serão realizadas essas rodas com o objetivo de orientar a população sobre a importância do aleitamento materno tanto para a mãe quanto para o bebê.

O slogan da campanha Agosto Dourado é “Amamentação vale ouro”. “A mãe carrega ouro em forma de leite. A metáfora cabe perfeitamente neste caso, pois o leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais”, afirma a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da equipe de enfermagem da secretaria de Saúde, Luciana Burini, ainda há muitos mitos na amamentação e muitas mulheres ainda têm dificuldade em dar de mamar aos seus filhos, por conta de medos, dores e falta de orientação. “Muitas mães mal orientadas começam a amamentar de maneira incorreta e isso causa dor, fissura nos seios e até inflamações, tornando a experiência dolorosa. Mas, orientando, ensinando a pega correta a essa mãezinha, antes mesmo do beber nascer, faz com que ela consiga desfrutar desse momento único entre mãe e bebê”, explica a enfermeira.

Ainda segundo ela, o aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem outras fontes de líquidos ou sólidos, contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento da criança até os seis meses de vida.  E como complemento, ele continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida ou mais.

“O leite materno pode melhorar a resistência da criança e evitar infecções respiratórias, reduzir riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, obesidade e dislipidemia. Além disso, há evidências científicas que comprovam a contribuição no melhor desenvolvimento cognitivo e emocional da criança”, afirma Luciana.

A campanha Agosto Dourado acontece até o fim do mês em todas as unidades de saúde. “Queremos que durante todos os 31 dias de agosto, os médicos e os brasileiros sejam impactados com mensagens positivas que valorizem a prática do aleitamento em todos os ambientes”, conclui a secretária de Saúde.

Programação Agosto Dourado (rodas de conversa entre profissionais e mães)

UBS Florianópolis – 09/08 – 9h

UBS Roseira de Baixo – 11/08 – 9h

UBS Guedes – 14/08 – 9h

UBS Roseira de Cima – 15/08 – 9h

UBS XII de Setembro – 16/08 – 9h

UBS Miguel Martini – 21/08 – 10h

UBS Fontanella – 22/08 – 10h

UBS Central – 29/08 – 9h30

 Matéria: ASCOM

 

Comentários