Águas de Holambra investe em melhorias no Centro de Controle de Operações

Todas as unidades que compõem o sistema de saneamento de Holambra operam de forma automatizada, sendo controladas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Para garantir a eficiência e continuidade dos processos, a concessionária Águas de Holambra investe constantemente em infraestrutura tecnológica e procedimentos operacionais.

Viabilizado pelas áreas de Operações e Tecnologia da Informação, desde o início da concessão foram realizadas melhorias preventivas importantes, que consistiram em troca de câmeras, atualização sistêmica e manutenção no sistema de comunicação das unidades, com o CCO. Além disso, a concessionária mantém um programa de revisão das unidades, garantindo agilidade na manutenção corretiva de instalações e equipamentos.

Além dos benefícios operacionais, as medidas adotadas também visam ampliar a segurança e preservar a estrutura física e tecnológica dos equipamentos implantados nas unidades, inibindo as ocorrências de furtos e vandalismos nas estações.

O coordenador de Engenharia e Operações, Alan Pedra, avalia os procedimentos como medidas essenciais para garantir a regularidade das operações, além da eficiência e a melhoria contínua dos processos.

“A concessionária tem investido cada vez mais em recursos tecnológicos e procedimentos preventivos para assegurar que o sistema de abastecimento de água funcione em níveis elevados de eficiência, mesmo em situações adversas, como em caso de falha dos equipamentos ou em condições climáticas atípicas, que impactam diretamente na operação. Os investimentos realizados recentemente reforçam essa conduta de antecipação de eventuais problemas e, desta forma, a população permanece sendo atendida com qualidade constante, sem qualquer interferência no processo”, explica Alan.

 

Comentários